Não há nada melhor do que fazer sementeiras para as nossas próprias plantas. Ver uma semente germinar e acompanhá-la enquanto se torna numa planta é das melhores coisas do mundo, é ver a vida a acontecer!

Existem várias sementeiras à venda em superfícies de jardinagem, mas também existem ótimas opções low cost. Pessoalmente até prefiro aquelas que fazemos à nossa medida do que comprar aquelas já feitas. Poupamos dinheiro, reutilizamos materiais e ainda podemos escolher as sementeiras adequadas à planta que queremos plantar. Semear é quase tão simples como fazer rebentos em casa e acaba por ser mais gratificante, pois podemos acompanhar o crescimento de uma planta.

Hoje mostro-vos 5 tipos de sementeiras low cost.

Material necessário para as sementeiras

Material necessário para as sementeiras low cost_EstufaDeVidro

Apenas com estes materiais podemos fazer 5 tipos de sementeiras diferentes.

  • Rolo de papel higiénico – É só guardar os rolos de cartão! Estes rolos dão para fazer duas sementeiras diferentes.
  • Copo de plástico para café – São bastante baratos e como são de plástico podem ser utilizados várias vezes.
  • Copo de iogurte – É só guardar e lavar o copo dos seus iogurtes. Também é reutilizável.
  • Caixa de morango – Caixas onde normalmente compramos os morangos. Pode ser de qualquer outro legume, desde que tenham os furos em baixo. Também é utilizado de duas formas diferentes e é só lavar e voltar a usar!

1. Copo de iogurte

Sementeira copo de iogurte_EstufaDeVidro

Lave bem o copo de iogurte. Faça um furo por baixo com uma faca afiada. É indispensável para permitir a drenagem.

2. Rolo Individual

Sementeira rolo de papel higiénico_EstufaDeVidro

Utilize uma tesoura e faça 4 cortes num extremo do rolo. Dobre tal como se estivesse a fechar uma caixa de cartão. A abertura que fica no centro serve de escoamento. Nesta fase as sementes não são regadas, mas sim pulverizadas, portanto o cartão aguenta perfeitamente a humidade.

3. Caixa de morangos

Sementeira de caixa de morangos_EstufaDeVidro

Esta forma é perfeita para semear ervas aromáticas, pois colocamos uma grande quantidade de sementes. Quando estiverem prontas a ir para a terra é só remover o bloco inteiro e colocar na terra.

4. Copo de café

Sementeira de copo de café_EstufaDeVidro

Funciona tal como o copo de iogurte. Faça um furo no fundo do copo e já está! Se quiser pode usar uma caneta de acetato para escrever o nome da planta e o dia em que foi semeada.

5. Sementeira de caixa de morangos e rolo de papel higiénico

Sementeira papel higiénico_EstufaDeVidro

Com uma tesoura corte os rolos de papel higiénico ao meio e coloque-os dentro da caixa dos morangos. Estas caixas normalmente têm tamanho suficiente para 6 metades de rolos. Depois é só colocar terra dentro dos rolos e semear.

Escolher a sementeira indicada

Escolher a sementeira indicada para a planta é um dos passos mais importantes.

Regra geral, opto por plantar as ervas aromáticas a granel, na caixa dos morangos, e tudo o resto em sementeiras individuais. Como as ervas aromáticas são sempre semeadas de uma forma densa, não faz sentido utilizar as individuais, pois teríamos que utilizar bastantes. Já para não falar do espaço que ia depois ocupar na terra!

Plantas individuais, como os tomateiros e as alfaces, devem ser plantadas individualmente. Quando atingirem a idade de ir para a terra, é muito mais fácil transplantar e evitamos danificar as raízes. Estas plantas também podem ser plantadas a granel, desde que deixe o espaço necessário para que cresçam bem. A desvantagem é que vai ter que as retirar com uma colher ou pá e pode correr o risco de perturbar as raízes. Com as sementeiras individuais, basta regar bem e tirar o bloco inteiro de terra.

Esta foi a última sementeira que utilizei para semear alfaces. As alfaces que tenho colhido já estão quase a terminar a sua vida e brevemente terei que as substituir por outras.

Brevemente partilho convosco todo o processo!

Regar as sementes_EstufaDeVidro