Estufa

de Vidro

Como recolher sementes de ervas aromáticas

 

como recolher sementes de ervas aromaticas Agora que o verão está perto do fim (esperemos que não!) está na hora de começar a recolher sementes das ervas aromáticas.
Se tudo correu bem por esta altura já estão em flor e muitas podem já ter as suas flores secas e a postos para recolher sementes. As plantas não duram para sempre, por isso a melhor forma de ter sempre ervas aromáticas frescas é recolher sementes para voltar a plantar.
No domingo recolhi as sementes da minha Catnip e hoje vou-vos mostrar o processo. Quem não tem Catnip não se assustem, pois o processo é muito semelhante para as outras ervas. A Catnip não faz parte do meu Top 5 de ervas aromáticas, pois na verdade ela não é para mim, mas sim para os meus gatos (que podem, ou não, estar a ficar com um problema de dependência).
Vamos começar?

Recolher sementes de ervas aromáticas

É bastante simples, não demora muito tempo e garante que possamos plantar novamente as ervas sem gastar dinheiro em sementes. Se guardarem sempre as sementes, nunca mais vão precisar de comprar.

sementes de catnip

Primeiro devem verificar onde estão as sementes das ervas aromáticas. No caso do Catnip conseguem ver na imagem acima umas bolinhas pretas dentro das flores? Precisamente, são as sementes! É muito fácil de ver. Cortem uma flor (já seca) da vossa erva e explorem que facilmente as acham .

flores secas vs flores verdes

É muito importante que as flores estejam bem secas, pois se não estiverem as sementes também não vão estar, tal como podem ver na imagem acima. Neste caso, estas sementes não vão germinar.
Se se enganarem e cortarem flores que ainda não estejam bem secas, podem deixá-las a secar dentro de um saco de papel e recolher as sementes depois

Passo-a-passo?

Então, vamos a um passo-a-passo para recolher sementes e garantir que não escapa nada!

recolher sementes

  1. Cortar as flores – Cortem toda a rama mesmo junto à terra ou se tiver muitas folhas deixem apenas 2 pares e cortem o resto.
  2. Verificar que estão secas – Vejam onde estão as sementes e verifiquem se estão bem secas. Aqui basta olhar para a cor da flor ou da “bolsa” onde as sementes estão inseridas. Se não estiverem, deixar a secar dentro de saco de papel.
  3. Recolher as sementes – Bater ligeiramente com as flores por cima de uma folha de papel branco para conseguirem ver bem as sementes.
  4. Recolher as sementes – Método 2 – Por vezes não é fácil recolher sementes apenas batendo no papel. Se elas não quiserem sair, podem esfregá-las nas vossas mãos até as sementes caírem ou se estiverem com imensa paciência, podem retirá-las manualmente. (a sério, muita paciência mesmo).
  5. Guardar as sementes – Devem ser guardadas em local fresco e seco. Eu normalmente embrulho em papel e depois coloco naquelas bolsas de plástico com fecho de pressão. Ficam todas dentro de uma caixa de plástico. É importante que não apanhem humidade.
  6. Plantar novamente! – Quando estiver na altura, é só plantar e ver a planta (filha) crescer!

Já começaram a recolher as sementes das vossas aromáticas?

4 Comments

  1. Poderia me doar algumas sementes dela?
    Ela se chama nepeta cataria e eu tinha um vaso só que o pedreiro que estava reformando a casa de meus pais derrubou cimento em cima, mas agora estou morando na casa do meu grandão (noivo), e como tenho muitos filhinhos peludinhos (+18) não sai em conta eu ficar comprar erva seca/desidratada. E como eu tenho um canteiro eu gostaria de aproveitar uma parte para tê-la novamente.
    Só que eu já fui em vários locais de venda de semente e mudas, já fui em lojas de jardinagem, já fui em petshops, já passei na CEAGESP, já liguei para a topseed garden e já fui até em Holambra e não encontrei nem a mudinha e menos ainda as sementes.

    Se sim poderia me enviar por carta mesmo, é só me responder que estou seguindo seu site e esta postagem ou se preferir me responda por e-mail

    Grata pela atenção <3 (=^_^=) <3

    • Olá Valquiria!

      Obrigada pelo comentário 😉 De facto da Nepeta Cataria é uma benção para quem tem gatos e para quem tem mais de 18! imagino que deva dar imenso jeito 🙂
      Tomei a liberdade de retirar o seu email do comentário, mas ficou guardado! Neste momento não tenho sementes porque ofereci todas as que retirei no ano passado, mas fiquei com a planta. Vou voltar a ter sementes perto do final do verão e nessa altura voltarei a entrar em contacto 🙂

  2. As minhas plantinhas ainda não deram nem uma flor… Apesar de lindas e saudáveis, parece-me que tiveram preguiça em dar flor e sem essa parte fundamental, nada de sementes… aff!

    Muito obrigada pelos seus posts! Sempre super funcionais e de fácil entendimento.

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑