Pão Caseiro Hoje trago-vos a minha receita de pão caseiro que passou a fazer parte do meu dia-a-dia. Sempre comprei pão no supermercado, mas parece que a qualidade desce de dia para dia, portanto resolvi tentar fazer o pão em casa.

Já testei inúmeras receitas e imensas formas diferentes de o fazer, até que cheguei à receita de pão caseiro ideal para mim. É muito rápida, em 3 minutos temos a massa preparada e o resultado é um pão muito saboroso. Para esta receita não precisam de nenhum utensílio especial, nem de ficar horas a bater a massa. É ideal para quem não tem muito tempo. Eu escolhi fazer a massa por volta das 20h e colocar no forno às 22h. Assim tenho pão fresco todas as manhãs e ao jantar ainda está ótimo.

Receita de Pão Caseiro

Só leva 4 ingredientes e demora 3 minutos a preparar.

Ingredientes:

  • 500 gr de farinha tipo 65 sem fermento (podem usar a de 55)
  • 400 ml de água
  • 1 colher chá de sal grosso
  • Fermento de padeiro seco (meio pacote de 11gr)

Modo de preparação:

  • Colocar a farinha num recipiente fundo
  • Aquecer a água para ficar apenas ligeiramente morna
  • Misturar o fermento e o sal na água e mexer bem para diluir o fermento
  • Juntar a água à farinha e mexer até que a água absorva toda a farinha
  • Tapar o recipiente com um pano e deixar levedar durante 1 a 2 horas.
  • Colocar numa forma e levar ao forno pré-aquecido, a 200º, durante cerca de 20 minutos.

receita de pão caseiro

Não precisam (nem devem) mexer muito a massa, basta que a farinha absorva a água, tal como na imagem.

pão caseiro

Massa já na forma e a caminho do forno.

Se preferirem usar o fermento fresco em vez do seco, devem colocar metade de um cubinho. Eu prefiro o seco, pois tem uma validade maior e não deixa sabor no pão.

A melhor parte desta receita de pão caseiro é que só precisam de mexer ligeiramente, não é necessário estar a bater a massa. A forma que uso é do IKEA, de silicone, e apesar de não gostar dela para bolos acho que é perfeita para o pão. Quem não tiver forma de silicone, pode colocar num tacho de barro ou num pirex.
No meu forno o pão fica pronto em 20 minutos, mas na primeira vez que fizerem convém ir espreitando, pois os tempos variam e os gostos também. Eu prefiro o pão mais bem cozido. Nas formas de silicone o tempo é quase sempre menor, portanto se utilizarem formas tradicionais ou tachos de barro, pode demorar mais.
Fazer o nosso próprio pão é uma experiência tão recompensadora como fazer os nossos próprios cereais. É ótimo comermos aquilo que veio das nossas mãos, sem falar no que poupamos no supermercado.

pão caseiro pronto

Pronto a ser fatiado!