Estufa

de Vidro

Receita de pão caseiro na Yammi

pão caseiro yammi Esta receita de pão caseiro na Yammi é uma das mais simples e rápidas que já experimentei. O pão fica fofo, húmido, mas com aquela crosta consistente que tanto apreciamos.

Adoro pão! Com manteiga, com doce ou mesmo sem nada, é daquelas coisas que tem que fazer parte do meu dia. Nada bate um pão acabado de sair do forno com uma leve camada de manteiga por cima! E o cheiro que fica na casa?

Desde que comecei a fazer o pão em casa é raro comprar. Este é mais saudável, mais barato e ainda sabe melhor! A sua preparação é fácil, sendo que o que demora mais é mesmo a levedação. Uma boa opção é fazer a massa assim que se chega a casa e deixá-la a levedar. Enquanto se janta é só colocar o pão no forno e no dia seguinte temos pão fresco.

Mesmo no outro dia o pão continua fresco e fofo, mas como eu prefiro fazer todos os dias divido a massa ao meio, faço metade e deixo a outra metade no frigorífico para o dia seguinte. Depois é só deixar uns 20 minutos fora do frigorífico antes de levar ao forno.

Receita de pão caseiro na Yammi

receita pão caseiro

Esta receita também pode ser feita noutros robôs de cozinha, como a Bimby, ou mesmo à mão. Como não é amassado, mas apenas misturado, não é difícil de obter o mesmo resultado. Esta receita é parecida com outra que faço à mão, mas gosto um pouco mais do resultado final desta.

  • 360 gr água
  • 550 gr de Farinha tipo 65
  • 20 gr de fermento fresco ou 2 colheres de chá (7 gr) de fermento de padeiro seco
  • 1 colher de chá de sal grosso

Preparação:

  1. Colocar a água e o fermento no copo – 1 min / 37º C / Vel. 1 / Lâmina de corte.
  2. Juntar a farinha e o sal – 15 seg / vel. 6.
  3. Retirar e deixar levedar até duplicar volume (tempo varia consoante as condições, normalmente deixo 1 hora).
  4. Colocar a massa num tabuleiro enfarinhado, fazer dois cortes na massa com a ajuda de uma faca afiada e colocar no forno 15/20 minutos a 230º.

Estas quantidades dão-me para dois pães, por isso, após a levedação, guardo metade da massa no frigorífico para o dia seguinte.

Sei que no Workshop da Yämmi nos disseram que nunca devemos colocar mais de 500 gr de farinha e esta receita leva 550 gr. No entanto, a massa vai ser apenas misturada durante 15 seg. e não amassada, logo não chega a esforçar o motor. Antes de partilhar convosco esta receita testei-a 5 vezes e até à data ainda não tive nenhum problema, tem-se portando lindamente.

receita de pão caseiro na Yammi Neste pão fiz os dois cortes com a faca, mas ele rebentou por baixo em vez de pelos cortes. Motivo? Fiz os cortes e não o coloquei logo no forno. Os cortes devem ser feitos imediatamente antes de levar ao forno.

 

4 Comments

  1. Olá, fiz a receita tal e qual como a descreveu, mas ao fim de misturar os 15 seg. na vel.6, a massa fica tipo farinha…
    A água é só 360gr?

    • Olá Paula,

      Sim, a receita está correta. Que estranho, normalmente fica logo em “massa”… E também já falei com várias pessoas que fizeram e ficou bem… Está a usar a lâmina de corte? Sendo assim, deixe mais uns segundos, ou reduza a velocidade e aumente ainda mais o tempo.

      • Sim usei a lamina de corte e fiz tal e qual como publicou…a quantidade de água não será em mililitros?achei pouca agua para a farinha…ao fim de misturar a farinha parece que quase nem liquido levou…

      • Olá Paula,

        É indiferente se colocar em ml, pois 1Kg água = 1 Litro, vai dar ao mesmo. Será que a balança estava bem calibrada? A receita está correta e foi debatida num grupo de Facebook dedicado à Yammi, muitas pessoas experimentaram e nenhuma teve esse problema… Será da balança? Experimente então colocar em ml…
        Boa sorte!

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑