Granola feita em casa

Já ouviram falar da granola? Basicamente é uma mistura de cereais e frutos secos ideal para ser consumida ao pequeno-almoço ou ao lanche. Podem colocar os cereais que quiserem, frutas secas  e frutos secos.

Neste caso, trago-vos a receita de granola que mais me agradou e que passou a fazer parte do meu pequeno-almoço. Claro que também podem comprar granola já feita, tal como se compram os cereais típicos, mas acho que a caseira é bem mais saborosa e também mais económica.
Como bónus, é muito rápido de fazer! É só misturar tudo, colocar um pouco no forno para dourar e, voilá, granola feita em casa!

Vamos ver a receita?

Receita de Granola

Uma das grandes vantagens de fazer granola em casa é a flexibilidade que conseguem. Quando compro cereais no supermercado estes trazem quase sempre passas, que detesto e passo a vida a tirar. Com esta receita de granola podem usar aquilo que mais gostarem.

Esta é a que eu mais gostei até agora, mas são livres de trocar os meus ingredientes por outros, desde que mantenham a proporção entre cereais e frutas (não vale fazer só de frutas!).

ingredientes granola

Receita de Granola – Os ingredientes:

  • 3 Chávenas de chá de Aveia (considerem que cada chávena de chá tem mais ou menos 200 ml)
  • 1/2 Chávena de Amaranto
  • 1 Chávena de Mel
  • 1/4 Chávena de Óleo de coco (podem também utilizar azeite ou óleo de girassol)
  • 2 Colheres de chá de sal
  • 1/2 Chávena de nozes
  • 1/2 Chávena de amêndoas
  • 1/2 Chávena de nozes pecã
  • 1/2 Chávena de mirtilos secos
  • 1/2 Chávena de coco em lascas
  • 1/2 Chávena de bagas goji

Esta foi a receita de granola que resolvi fazer e adorei o resultado! Para uma próxima vez vou colocar também alperce seco e sementes chia, que adoro e não usei desta vez por esquecimento.

Com todos os ingredientes preparados, fazer a granola em casa é mesmo muito simples. Comecem por triturar os frutos secos (nozes, amêndoas e nozes pecã) até ficarem aos pedaços pequenos, mas não em pó! Eu usei um daqueles robôs de cozinha manuais, mas podem fazer na picadora, liquidificadora ou em qualquer outro utensílio que corte. Se for elétrico tenham só o cuidado de não exagerar, a granola ficam bem é com pedacinhos pequenos e médios.

receita de granola Num recipiente grande e fundo misturem tudo exceto as frutas secas (mirtilos, coco e goji) e mexam muito bem. Toda a mistura tem que ficar húmida com o mel e o óleo. Se depois de estar tudo bem misturado ainda houver pedaços de aveia ou amaranto secos, podem acrescentar mais um pouco de óleo.

Depois coloquem num recipiente de ir ao forno, o maior que tiverem, e espalhem bem. O ideal é a mistura ficar o mais baixa possível, para tostar de forma uniforme. Coloquem no forno numa temperatura média (eu usei 150º) e deixem dourar durante 15 minutos. Após esse tempo mexam bem a granola e voltem a colocar no forno.  Verifiquem passado 10 minutos e se já estiver dourada podem retirar. O tempo certo vai depender do forno, mas ela está pronta quando estiver dourada, mas não esturricada, pois vai ficar muito dura (sim, já deixei tempo demais no forno numa das vezes que fiz).

Deixem arrefecer, misturem as frutas secas e, voilá, granola feita em casa! Na altura de servir (e só na altura de servir) podem também colocar pedaços de fruta fresca, como morangos ou pequenos cubos de maça.

Espero que tenham gostado desta receita de granola!

receita de granola feita em casa