preparar-a-horta-para-o-inverno Quando chega o Outubro começo a preparar a horta para o Inverno que se aproxima. Este ano, como o calor se fez sentir até mais tarde, só agora fiz a mudança. Preparar a horta para o Inverno é especialmente importante para quem, como eu, tem a horta numa varanda. As chuvas recomeçam, mas para mim o principal problema é o vento. É preciso impedir que vasos voem, que a terra caia e que as plantas vejam as suas folhas arrancadas.

Transformar a horta em horta vertical

Confesso que sou fã das hortas verticais! Ocupam menos espaço, as floreiras ficam mais pesadas, logo é menos provável que voem com o vento, e também facilita a tarefa da rega. De inverno a minha horta fica mais pequena, mas também mais arrumada.
Uso o sistema Minigarden para concentrar todas as minhas plantas. Tenho 2 módulos em preto, logo consigo ter  18 plantas diferentes, o que para a minha varanda é mais do que suficiente no inverno. Coloco um ao lado do outro e fico com 9 plantas em cada um. Fica encostado à parede, liberta-me espaço para andar na varanda e, como fica pesado, não cai com o vento. De verão também uso este sistema, mas acrescento vários vasos e floreiras espalhados pela varanda.
Deixo-vos aqui a lista de tarefas que usei este ano para preparar a horta para o inverno:

  1. Comecei por recolher as sementes das plantas que ainda estavam em flor;
  2. Retirei folhas secas das floreiras vazias do Minigarden;
  3. Misturei húmus de minhoca em toda a terra para reforçar nutrientes;
  4. Reguei e retirei as plantas que estavam nos vasos e, com cuidado, cortei parte da raiz para caberem nas floreiras do Minigarden;
  5. Coloquei as plantas no Minigarden e reguei em abundância;
  6. Retirei a terra de todos os vasos e floreiras não usados;
  7. Lavei bem todos os vasos que não estão a ser utilizados;
  8. Cortar as folhas secas das plantas e desbastar um pouco se necessário;
  9. Semear novas variedades já diretamente no Minigarden;

Confesso que ainda é um processo trabalhoso e como este verão exagerei na quantidade de plantas, tive muitos vasos para esvaziar e lavar. No entanto, o resultado final compensa! Preparar a horta para o inverno e ver tudo arrumado e protegido do mau tempo que se avizinha, é uma recompensa por si só!

O que planto na horta para o Inverno

Se de verão planto tomates, pimentos, cebolas e mais 20 coisas que me lembro, de inverno limito-me às ervas aromáticas e a alguns legumes. Ter uma horta em casa obriga-nos a fazer escolhas, a decidir aquilo que realmente vamos dar uso e é com base nessa decisão que escolho o que plantar.
Já aqui falei de 5 erros que cometemos na horta em que um deles era mesmo esse, o de plantar coisas que acabamos por não usar em quantidade suficiente.
Por enquanto isto é o que tenho na minha horta, mas durante este fim de semana vou semear mais qualquer coisa!

  • Salsa
  • Coentros
  • Tomilho
  • Alecrim
  • Orégãos
  • Louro
  • Cebolinho
  • Alface de folha lisa
  • Rúcula
  • Catnip
  • Nabiça
  • Maca Peruana

E vocês? Já preparam a vossa horta para o inverno?