Estufa

de Vidro

Como plantar salsa numa varanda

como plantar salsa

Salsa, aquela aromática que faz parte da cozinha de todos nós! Felizmente, além de  versátil e com o dom de tornar os sabores mais especiais, é também muito fácil plantar salsa.

Para plantar salsa não precisamos de terreno, nem sequer de uma varanda. Basta um vaso pequeno junto a uma janela e teremos sempre esta erva à disposição!

Como plantar salsa em casa

Sou sincera, muitas vezes (por preguiça) acabo por comprar os vasos com salsa no supermercado em vez de semear. Afinal, nem sempre temos tempo e comprar um vaso já com a planta crescida e mudá-la depois para um vaso maior pode ser uma boa solução.
Claro que também semeio salsa, e normalmente com as sementes que guardo. Tenho sempre dois vasos pequenos com salsa (porque uso muita), deixo um dos vasos florir e guardo as sementes para uma próxima oportunidade .

Para terem um belo vaso de salsa em casa não precisam de muito!

Vaso – Pode ser pequeno, a salsa não precisa de muito espaço;
Semear – Coloquem bastantes sementes ao cimo da terra e tapem com uma fina camada de terra;
Plantar – Se forem mais preguiçosos, como eu, podem comprar a salsa já em vaso num supermercado. Quando chegarem a casa, molhem a terra, para que as raízes não fiquem presas ao vaso, e mudem para um vaso maior;

Como cuidar da salsa

Fácil de comer e fácil de cuidar! A salsa, desde que minimamente resguardada, aguenta bem durante as mudanças de temperatura, portanto podem ter salsa todo o ano!

Rega – A salsa gosta de terra sempre húmida, mas sem excessos para não chamar os pulgões e outras pragas.
Sol – Não é muito exigente, por isso podemos tê-la numa janela, mas atenção, não ser muito exigente não quer dizer que não necessite de pelo menos umas 3/4 horas de sol por dia.
Colher – A melhor forma de colher a salsa é simplesmente cortar a planta conforme vamos necessitando. Devemos cortar a cerca de 3/4 cm da terra e sempre pelo exterior da planta, ou seja, deixar o núcleo intacto.

Já plantaram salsa? Algumas dicas que queiram partilhar?

9 Comments

  1. O post me ajudou muito e eu adorei o blog! Continua, viu? <3

  2. Excelente trabalho, genuíno e com dados de experiência pessoal, tenho recomendado a amigos.

    Nunca me consegui livrar definitivamente das pragas na Salsa. São Pulgões, Mosca Branca, Ácaros e outros familiares, que acabam por comer mais Salsa do que eu. Ainda se ajudassem a semear, regar e cuidar, não me importava de partilhar 🙂

    Alojam-se na sombra das folhas e vão comendo a clorofila toda, deixando para mim um reticulado ameno sem cor e mirrado.

    Já coloquei anúncios para Joaninhas, mas até agora ainda não consegui contratar nenhuma.

    Vou testar a receita contra os pulgões para ver se resulta. No tópico da receita não encontrei nenhum comentário/feedback sobre a sua aplicação na Salsa.

    Obrigado pelo serviço público.

    • Olá Luís,

      Muito obrigada pelas palavras 🙂

      Por estranho que possa parecer, nunca tive pragas na salsa… talvez prefiram as outras plantas que costumo ter 🙂 Joaninhas, também não tenho sorte. Presumo que prefiram campos mais vastos do que uma varanda 🙂

      Relativamente à receita para pulgões, tenho duas disponíveis no site. Uma mais forte que pode encontrar aqui e outra mais fraca – aqui.
      Em qualquer uma delas, e sendo a salsa um pouco frágil, recomendo testar primeiro apenas numas folhinhas e ver o resultado antes de aplicar na planta inteira. Sendo que vai também utilizar as folhas, não se esqueça de lavar muito bem antes de utilizar.

      Boa sorte!

  3. Olá, adorei o artigo!
    Preciso de um help 🙂
    Tenho a salsa num vaso e ela estava linda, cheia de folhinhas. Mas cresceu um galho grosso e longo no meio dela, achei melhor cortar pq as folhas estavam diminuindo. A partir daí elas está mais como antes, dá folhas pequenas e pouquissimas. Não deveria ter cortado? existe um jeito certo?

    obrigada

    • Olá Julia! Normalmente, quando surgem os galhos mais grossos, significa que a planta vão começar a espigar/dar sementes. Cortar esses galhos atrasa o processo, mas não o pode parar. A minha sugestão? Esperar que as sementes sequem e voltar a plantar 🙂

  4. Olá! Conheci seu blog no dia de hoje e estou encantada com tantas informações. Eu desejo iniciar o cultivo de algumas variedades de plantas em casa porém, sou totalmente leiga. Eu gostaria de iniciar com alface e temperos… se der certo, adiciono mais variedades. Enfim, eu estou animada!

    Uma dúvida: Quando você aconselha, por exemplo, ”3 ou 4 horas de sol por dia”….. é que eu moro no sul do país e tem semanas que chove direto, tanto no outono como no inverno. o cultivo fica inviável, então? O que fazer? Obrigada!

    • Olá Rosane! 🙂 Depende muito das plantas em si, ou seja, há plantas que são mais indicadas para o verão/primavera e outras para o outono/inverno. Por exemplo, no caso da alface, há espécies que são próprias para o ano inteiro e outras que só vingam na primavera. Acho que é uma questão de experimentar e ver que plantas se dão melhor na sua zona 🙂 Boa sorte! 🌱

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑