Estufa

de Vidro

O que plantar em Setembro na horta

o que plantar em setembro na horta Já sabem o que plantar em Setembro na horta? Setembro é dos meses que mais gosto na horta. É aquela altura em que faço uma renovação quase total. Tirar as plantas que já pararam de dar frutos, arranjar as que restam e semear as plantas mais amigas do tempo fresco.

A renovação da horta

Setembro é para muitos o começo de um novo ano. É o fim das férias, o início de um novo ano escolar e, para quem tem uma horta, é altura de renovar as plantas e recolher as sementes, mas o que plantar em Setembro? Colher os últimos frutos, retirar plantas que já deram os frutos e preparar novos vasos é uma atividade recompensadora.
Quem tem uma horta na varanda, como eu, prefere normalmente retirar as plantas que já deram os seus frutos, como os tomateiros e os pimenteiros. Como o espaço não é muito, prefiro voltar a plantar na altura correta.
Algumas dicas para a renovação da horta correr bem:

  • Aproveitar a terra – O ideal para quem planta em vasos é sempre utilizar terra nova, pois a já usada pode estar esgotada em termos de nutrientes. Eu prefiro reutilizar, até porque a terra comprada não é propriamente económica. Para garantir que a terra tem nutrientes para as próximas plantas, misturo húmus de minhoca ou outros adubos naturais antes de voltar a plantar. Tento também usar esta terra em plantas que não sejam muito exigentes, como as aromáticas e as alfaces.
  • Recolher folhagem – As folhas mortas e restos de frutos não são benéficos para a terra, pois podem espalhar doenças. Retirar tudo e colocar na pilha de composto (quem tiver, claro).
  • Atenção às pragas – Se as plantas sofreram com pragas como o pulgão, talvez o melhor seja deitar a terra fora. Eu, como gosto de poupar, não a deito fora, mas deixo-a secar muito bem. Retiro a planta e uns dias depois, quando a raiz estiver seca, arranco-a. Deixo secar ao sol durante mais umas semanas, sem nunca regar ou deitar qualquer matéria orgânica para a terra e vou mexendo a terra. Até agora tem funcionado!

O que plantar em Setembro

Se há coisa que adoro plantar é alface e como ela não gosta muito do verão na minha varanda, em Setembro lá volto eu a plantar!
Também vou plantar espinafres e rúcula. Talvez também uns rabanetes se o espaço o permitir.
Vejam o que plantar em Setembro nas vossas hortas:

  • Espinafres
  • Alfaces
  • Cebolinhas
  • Morangueiros
  • Rúcula
  • Rabanetes
  • Arandos

Boa sorte com as vossas renovações!

 

5 Comments

  1. Olá, espero que esteja a correr tudo bem com a sua horta.
    Quero começar agora a minha horta nas varandas, com pouca coisa para começar e os seus artigos são óptimos. Neste artigo refere os espinafres e a rúcula como boas plantas para plantar em Setembro. Será que podia dar mais dicas?
    Obrigada e continue o excelente trabalho, o seu blog desperta ainda mais o interesse na mini horta.

    • Olá Vera!
      Obrigada pelo comentário 🙂 Desejo imensa sorte para a sua horta na varanda, é muito recompensador colher o que plantamos.
      Vou tentar fazer em breve um artigo sobre espinafres e rúcula, mas, no caso da rúcula, normalmente nos supermercados vende-se já a planta, poupando algum tempo. Os espinafres é que terá que ser através da semente. Pode ir já plantando, veja aqui (não é sobre espinafres, mas o processo inicial é o mesmo).aqui

      • Olá 😀
        Ontem semeei rúcula, mix alface vermelha, mix chicória, bróculos, agrião, morangueiros. Em todos fiz sementeiras semelhantes, como mostra com as alfaces, pois ao ler as indtuções nas embalagens pareceu-me conveniente. Apesar de ser muita variedade semeei apenas 1 ou 2 copinhos de café de cada, logo vejo como corre e a partir daqui percebo melhor o que se deu bem e o que consumimos.
        Espero que daqui por 10/15 dias estar a transplantar para vasos definitivos, estou a pensar comprar o Minigarden para algumas destas plantas, e floreiras para plantas aromáticas que ainda não semeei, pois parece-me mais fácil directamente na floreira onde irão ficar.
        Obrigada pelas dicas, depois deixo feedback de como está a correr.

      • Ena! Tanta variedade 😉
        O Minigardem é muito útil! Só não será para as plantas maiores, pois essas precisam de mais espaço e não temos muita altura no Minigarden. Agora para rúcula, morangos, alface, etc., é uma excelente opção!
        Boa sorte!!!

  2. Oi! Você poderia me dizer do que é essa plantinha da foto? eu tenho uma dessa na minha varanda mas não sei do que é! heheeehehb
    Adoro seu site 😀

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑