O minigarden de hoje Quem tem uma horta na varanda sabe que o espaço é quase sempre um problema. Começamos por querer apenas uma ou duas plantas e quando damos por isso temos 20 plantas a pedir um canto só delas. Os vasos e floreiras tradicionais são ótimos para quem tem muito espaço, mas e para quem não tem?

Foi com este problema em mente que conheci o Minigarden! Este é um projecto português que já está espalhado pelo resto da Europa e com muito sucesso. São floreiras que se podem encaixar verticalmente umas nas outras, tornando o sonho de ter uma horta na cidade numa realidade.

Como funciona o Minigarden

Cada floreira tem espaço para 3 plantas e cada embalagem traz 3 floreiras. Assim, na compra de uma embalagem, temos espaço para 9 plantas enquanto que com as floreiras tradicionais apenas teríamos lugar para 3.

Se comprarem 2 (ou mais) embalagens, podem rentabilizar ainda mais o espaço. Eu tenho duas embalagens, logo, espaço para 18 plantas. Optei por empilhar 4 floreiras onde tenho alface, rúcula e ervas aromáticas. Nas outras duas floreiras Minigarden, tenho 6 pés de morango.

Além da rentabilização do espaço, o Minigarden tem ainda a vantagem de ter uma configuração excelente. Como as plantas ficam inclinadas, crescem sem que as folhas toquem na terra. Tenho alfaces no Minigarden e também em floreiras tradicionais. Estas últimas são mais difíceis de cuidar, pois as folhas batem na terra e tenho que ter bastante cuidado ao regar, para não encharcar as folhas. Já no Minigarden, só preciso de regar, sem me preocupar. Como podem ver pela imagem, as folhas ficam para fora da floreira.

Atenção que devido a esta configuração este sistema só é indicado para plantas baixas, como alface e ervas aromáticas. Tomateiros, pepineiros e outras plantas altas já não podem ser colocadas neste sistema.

O escoamento de água também é adequado e caso reguem em excesso a água escorre para o prato inferior, sem escorrer para a varanda. Eu optei por colocar argila expandida e manta geotêxtil antes de colocar a terra, para facilitar a drenagem.

O sistema de rega

Vem preparado para ser utilizado um sistema de rega automático. Traz uns furos por onde se passa a mangueira para se usufruir da rega gota-a-gota, que também comercializam. Eu como não tenho nenhum fonte de água próxima, não posso usufruir deste sistema, mas presumo que seja muito prático!

Veredicto Final

O Minigarden faz parte dos meus sistemas preferidos e vai continuar na minha varanda. Não é um produto propriamente económico, sendo que as floreiras tradicionais acabam por custar menos. O último preço que vi era de 39.90€ no Leroy Merlin por cada embalagem (3 floreiras), mas estas lojas também fazem frequentemente promoções. No entanto, se contabilizarmos a comodidade e o tempo que poupamos, no meu caso, acaba por compensar.

Existem outras soluções, como rentabilizar paletes, etc., mas tudo depende do local onde vão colocar. A minha varanda é muito alta, logo com muito vento. Preciso de um sistema seguro, que não necessite de grandes alterações na varanda e o Minigarden foi a melhor opção.

Visitem a página e conheçam também os outros produtos Minigarden: http://pt.minigarden.net