Cozinhar-Lentinhas

O caril de lentilhas foi o último prato a juntar-se à minha paixão pelo caril. Adoro refeições com sabores fortes e intensos e sem dúvida que este prato é um bom exemplo disso.

As lentilhas são um legume versátil, que além de ficarem ótimas em estufados, também têm o seu charme enquanto rebentos para colocar nas saladas ou em pratos tipicamente orientais.

É um prato completo que é normalmente servido com arroz, mas cá em casa também gostamos de o fazer como acompanhamento de outras refeições. Duas colheres de caril de lentilhas a acompanhar trazem sabor e um toque especial a um prato simples.

Receita de Caril de Lentilhas

As quantidades que usei dão para 4 pessoas, pois prefiro sempre cozinhar para 2 refeições. Para acompanhar podem fazer um arroz branco simples, pois o caril de lentilhas já tem sabor suficiente. Se tiverem arroz basmati é ainda melhor, mas não é necessário.

Ingredientes:

  • 150 gr de lentilhas verdes
  • Azeite
  • Cebola picada
  • Alho picado
  • Sal
  • Polpa de tomate
  • Especiarias: Gengibre, açafrão, coentros, canela, piri-piri e caril

 Modo de confecção:

  1. Cozer as lentilhas verdes em água e sal – Podem demorar um pouco a cozer, dependendo do fogão, uns 20 minutos. Provar para confirmar que estão no ponto.
  2. Refogar a cebola e o alho em azeite
  3. Acrescentar a polpa de tomate, sal e todas as especiarias – As quantidades variam consoante o gosto de cada um, o ideal é colocar pouco, provar e ir acrescentando.
  4. Juntar as lentilhas cozidas e escorridas ao preparado – Deixar cozinhar até as lentilhas terem absorvido o sabor das especiarias.
  5. Juntar o arroz e desfrutar!

É um prato muito simples de se fazer e se demolhar as lentilhas no dia anterior fica ainda mais rápido. Eu normalmente nunca demolho e acabo sempre por cozer enquanto preparo os outros ingredientes.

Este prato é também uma ótima opção os vegetarianos.

Caril_de_Lentilhas