Estufa

de Vidro

Horta Vertical – Como ter uma em casa

Já conhecem o conceito de Horta Vertical? É algo maravilhoso que surgiu para garantir que qualquer pessoa poderá ter uma horta em casa, por pouco espaço que tenha.

É, como o nome indica, uma horta, mas vertical, ou seja, em vez de termos vários vasos espalhados pelo chão da varanda, que muitas vezes é pequena, a horta é feita verticalmente, ocupando assim menos espaço.

horta vertical

Meu sistema Minigardem com morangos

Na minha horta na varanda utilizo os dois sistemas, tenho vasos e floreiras no chão, mas também tenho um sistema de floreiras verticais que me permite aumentar o número de plantas no espaço reduzido que tenho.

Horta Vertical – Vários Tipos

O conceito da horta vertical é mesmo o de colocarmos os vasos ou floreiras, mas existem diversas formas de o fazer:

Soluções comerciais

Tal como o sistema Minigarden, são floreiras comercializadas propositadamente para que ocupem menos espaço e permitam produzir mais. Eu tenho 9 floreiras destas, o que significa que posso ter 21 plantas, visto que cada floreira tem três secções diferentes. Como a minha varanda tem muito vento não me atrevo a colocar as 9 floreiras todas juntas, mas faço 2 conjuntos, um com 4 e outro com 5 “andares”.

São soluções prontas a utilizar que facilitam a sua montagem e utilização. Existe ainda uma opção de rega gota a gota que nos tira a preocupação de estar sempre a regar manualmente.

Solução da imaginação

Lá porque existem soluções comercializadas para horta vertical não significa que tenhamos que as usar! Felizmente criatividade não falta por esse mundo fora e já existem inúmeras hortas verticais diferentes.

Desde soluções com paletes (que fica tão giro!) até floreiras presas na parede, tudo é possível, dependendo do tipo de espaço que temos e da resistência que vamos necessitar. Até há quem reutilize sapatos velhos ou sacos de tecido! Por isso, não ter “vasos” já não é desculpa! Se quiserem umas ideias passem no meu Pinterest que fiz lá uma coleção para vocês!

O que se pode plantar numa horta vertical?

Uma horta vertical, para ocupar pouco espaço, não pode ter muito espaço para colocar terra, sendo assim, não podemos plantar plantas que tenham raízes muito profundas, ou que se tornem em plantas muito altas. Por exemplo, um tomateiro ou um pimenteiro não é uma boa planta para este tipo de horta. Já as alfaces, rúcula, alecrim e outras plantas aromáticas ou de pequeno porte são excelentes opções para as hortas verticais.

 Dicas para ter sucesso com uma horta vertical

Ter uma horta vertical em casa é bastante simples, mas exige um pouco mais de organização e planeamento. Deixo-vos com umas dicas para garantir que tudo corre bem!

  • Certificar-se que a estrutura irá aguentar o peso. Lembrem-se que a terra é pesada e quando estiver molhada ficará ainda mais pesada.
  • Escolher as plantas certas. Se tentarem colocar plantas não adequadas não vão ter os resultados esperados. Plantas que precisam de muita terra se não a tiverem não se conseguirão desenvolver corretamente.
  • Garantir que terão sol suficiente. Uma horta vertical habitualmente não é muito móvel, afinal estaremos a mover vários vasos em simultâneo. Certifiquem-se de que escolhem o local mais adequado.
  • Nem todas as plantas gostam de estar juntas. Por exemplo, a salsa e os coentros não devem estar ao lado uma da outra, digamos que não se dão bem! Tenham isso em conta quando escolher o quê plantar em que local.
  • Separar por necessidades. Uma vez que as floreiras levam mais do que uma planta, convém colocar na mesma floreiras plantas com as mesmas necessidades. Não devem colocar uma planta que necessite de pouca rega juntamente com uma que necessite de muita água.
  • Verificar durabilidade da horta vertical. Se optarem por soluções caseiras, como hortas em paletes, devem escolher paletes (ou outros materiais) que consigam resistir bem ao peso, vento, chuva e desgaste natural. Afinal, ninguém quer estar a mudar tudo passado dois meses!

Espero ter ajudado e que possam começar já a vossa horta vertical!

Partilhem as vossas experiências e ideias!

 

 

6 Comments

  1. Adorei mesmo! Espectacular!

    Adorei também o teu blog! Segui!

    Beijinhos

    xx

    http://verdade-indomavel.blogspot.com/

  2. muito legaaal, adorei as dicas…

  3. Ana Catherine

    Janeiro 7, 2016 at 14:48

    Muito boa suas dicas e esta me ajudando muito ontem comecei a minha horta em casa tenho um espaço pequeno para plantar na terra mas tenho bastante espaço no quintal que da para colocar os vasos. Parabens e obrigada por tudo.

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑