Semeia-se! Eu sei, eu sei, já devia ter começado antes, mas o tempo parece que foge! Felizmente, este fim-de-semana consegui um bocadinho para me dedicar à horta em casa e lá semeei algumas coisitas.

horta na varanda semear na primavera

Este ano, para não cometer os mesmos erros que o ano passado, semeei menos, mas semeei melhor! Ainda tenho muito para semear e espero até ao final do mês conseguir colocar mais sementes na terra.

Querem saber o que escolhi para começar a Primavera?

Plantas simples para uma varanda

Temos que ter em conta que apenas tenho uma varanda, portanto há que escolher plantas apropriadas. Este ano comecei por escolher aquilo que realmente gosto, aquilo que realmente vou comer sem qualquer desperdício. O tempo livre não abunda, portanto prefiro dedicar-me ao que realmente me irá fazer falta.

Alface de folha lisa

É a primeira coisa em que penso! Determinados tipos de alface também se dão bem no Inverno, mas eu confesso que na minha varanda faz tanto vento que tenho medo que tudo voe! Se há coisa que adoro no verão é uma boa salada de alface com rúcula! Adoro colher folha a folha, sem desperdício. Folhas frescas e saborosas! A rúcula já a tinha semeado e já está crescida, mas as alfaces foram este fim-de-semana para a terra.

Tomate-cereja

Não podia faltar! Desta vez foram só dois pés, pois o ano passado colhi 3 kg de tomate-cereja e achei que foi muito para uma família pequena como a minha.

Plantar tomate-cereja é uma excelente forma para alguém começar uma horta em casa, é fácil, mas não deixa de ser desafiante e aprendemos tanto!

sementes

Pimentos – 3 Tipos

Adoro pimentos! De todo o tipo! Assados na salada, salteados nos refogados, são perfeitos de qualquer forma. O ano passado colhi cerca de 12 pimentos, mas foram plantas que sofreram muito. Foram para a varanda demasiado cedo e o vento exigiu muito delas quando ainda eram pequenas mudas. Este ano vou deixá-las dentro de casa até estarem maiores ou até o tempo ficar mais sorridente.

Manjericão e Coentros

Adoro manjericão! Meu fiel companheiro nos molhos de tomate. Infelizmente não resiste ao Inverno, por isso assim que chega a Primavera é sempre das primeiras  a semear.

Acho que ainda gosto mais de coentros do que manjericão! Sou capaz de os colocar em quase todos os pratos e uso-o frequentemente para saltear carnes do dia anterior para que ganhem mais sabor.

O melhor de ter uma horta em casa

Estufa de vidro para semear

Adoro colher folhas de alface frescas, adoro o sabor dos morangos sem químicos e fico feliz em grelhar um pimento acabado de colher, mas o que gosto mais é de ver a vida a crescer! Observar o que uma simples semente nos consegue dar. Adoro a calma e paz de espírito que tratar das plantas nos oferece a todos nós, seja numa varanda ou num terreno!

E vocês? O que mais gostam na horta? Partilhem connosco!