Começar uma horta caseira pode ser uma tarefa assustadora e arranjamos sempre desculpas para não começar. Não temos espaço, não temos tempo, não sabemos, enfim, conseguimos sempre arranjar desculpas! Foi a pensar nisso que selecionei 3 plantas perfeitas para começar uma horta caseira.

Horta Caseira, 3 plantas fáceis
São 3 plantas fáceis para se plantar numa pequena varanda, mas que ao mesmo tempo conseguem dar-nos a verdadeira satisfação de ter uma horta em casa!

3 Plantas ideais para começar uma horta caseira

Queremos que seja fácil, mas também queremos que seja recompensador, certo? Por isso selecionei estas 3 plantas bem diferentes e que vos vão conseguir mostrar como é ter uma horta em casa.

Alface

Se há legume fácil e recompensador é sem dúvida a fresca alface! Fácil de semear, oferece resultados rápidos e não precisa de grandes cuidados. É uma planta ideal para ter numa varanda, pois ocupa pouco espaço e podemos colher consoante a nossa vontade.
Se escolherem alface de folha lisa podem colher folha-a-folha, assim nunca existe desperdício! Mas não precisam de ficar pelas típicas alfaces verdes, também têm as vermelhas e outras variedades igualmente deliciosas. Hora de tornar o prato mais colorido?
Já vos mostrei aqui como plantar alface em casa, portanto espreitem o post e deitem mãos à obra.

Salsa

Não podíamos deixar as ervas aromáticas de fora! A salsa é uma das melhores amigas para quem quer ter uma horta caseira. Resistente e fácil de cuidar, exige pouca atenção e oferece-nos sempre folhas fresquinhas mesmo à mão de colher.
Semear salsa não podia ser mais simples! Basta colocar as sementes na terra, manter a terra sempre húmida e esperar que germinem! Se estiverem ainda mais preguiçosos, podem sempre comprar um daqueles vasinhos e colocar na terra! A salsa gosta de sol em abundância e água q.b, prefere ser regada menos vezes, mas em maior quantidade.
Não se esqueçam de guardar as sementes para utilizar numa próxima vez.

Tomate-cereja

O tomate preferido por quem tem uma horta caseira! Pequenino, não precisa de muito espaço e cheio de sabor!
Plantar tomate cereja é já um desafio, onde se aprende muito, mas também se recebe muito. Não é difícil, não se assustem, mas tem flor, logo requer cuidados diferentes, como a polinização. Divertido e desafiante, tem que fazer parte desta lista ideal para que está a começar.
Semear e plantar tomate-cereja é simples, mas podem ficar aqui com o passo a passo para plantar tomate cereja que publiquei.

Espero que estas sugestões vos ajudem a dar o passo e a começar uma horta em casa!
Também são estas as vossas plantas preferidas ou existe alguma que queiram partilhar connosco?