Estufa

de Vidro

Como transplantar tomate

Hoje passámos por aqui muito rapidamente para vos mostrar como transplantar tomate!

transplantar tomate cereja
Já tínhamos muitas plantinhas no mesmo copo e elas estavam a precisar de espaço 🙂
Normalmente, e tendo em conta o tamanho das mudas, eu já as teria plantando no exterior, mas precisava de separar umas para oferecer e ainda não comprei a terra para os vasos grandes.

Vamos ver como transplantar tomate?

Passo a passo para transplantar tomate:

Vamos ter em conta que eu mudei já porque precisava de as separar, mas, se não precisasse, teria deixado crescer mais um pouco antes de passar a esta operação 🙂

mudas de tomate cereja

  1. Regar bem a terra – É importante que esteja mesmo muito molhada para ajudar as raízes a separem-se sem se partirem;
  2. Retirar do vaso – Com muito cuidado, vão empurrando a terra toda e deixem cair (suavemente) num local que possa ficar sujo. Nunca puxem pela planta!
  3. Separar as plantas – Tentem separar as plantas o máximo possível, sempre com mãos de fada! É normal que algumas raízes se partam, mas temos de tentar manter o máximo possível. Não toquem nas raízes!
  4. Passar para o novo vaso – Idealmente devem passar já para o vaso final para que a planta não seja sujeita a uma nova mudança.

Dicas para facilitar

tomate-cereja

Separar as mudas de tomate pode parecer um processo assustador!
Para ser sincera, sempre fiz assim (com várias plantas no vaso inicial) e nunca me morreu nenhuma. No entanto, se preferirem, podem plantar apenas uma planta por vaso de forma que depois só têm que tirar o bloco todo inteiro e colocar no novo vaso. Acaba por ser bastante mais simples, pois não têm que separar as mudas. Não sabem como plantar tomate? Vejam aqui!

Tentem fazer o processo à noite ou numa altura em que a planta não apanhe sol forte/vento ou outras condições menos simpáticas.

E é isto! Boa sorte!
Se tiverem outras dicas para partilhar, deixem nos comentários 😉

16 Comments

  1. Maravilhosos posts!!! Obrigada!🙏🙏🙏

  2. Olá, Estufa!
    Tenho uma dica: os tomateiros podem ser plantados até às primeiras folhas porque qualquer parte do caule em contacto com a terra cria raízes! Dessa forma as plantas ficam mais fortes. 😉

    • Olá Horta!
      Totalmente verdade e eu até sabia disso, só que esta cabeça já não dá para tudo 😁 Ver se me lembro quando as passar para os vasos definitivos!
      Obrigada 🙏🏼

  3. Adoro seus posts! Muito obrigado pelo tempo disponibilizado! Tudo de bom! Deus abençoe! <3

    • Obrigada ViajanteSolitário! Nem sempre temos tempo para partilhar tanto quanto gostaríamos, mas é ótimo quando sabemos que os artigos são úteis! Tão recompensador! 🙏🌱

  4. Os meus Tomateiros Cherry já germinaram e apareceram dois juntos no mesmo copo de iogurte.

    Estava já a pensar como os iria separar sem danificar as raízes, esta dica veio mesmo na hora certa 🙂 obrigado.

    Fica no entanto uma questão. Não podemos soltar o mais possível a terra agarrada e mergulhar as raízes numa taça com agua para ajudar a separar?

    • Olá Luís!

      Nunca experimentei o procedimento que descreve, mas não há nada como experimentar 🙂 Como as raízes são mesmo muito sensíveis, eu opto por mexer o menos possível, de forma que nem sequer a terra tiro. Separo e planto como vieram. Mas, se experimentar, diga-nos como correu ☺️

  5. Oi! conheci seu blog agora e gostei
    Não encontrei a opção “seguir” 🙁

    • Olá!

      Está na barra lateral, do lado direito. Tem as redes sociais e logo por baixo tem “Seguir por email”. 🙂 Ou procurava outra forma?

      Obrigada!

  6. Gostei mto da explicação, vou fazer

  7. Boa tarde.
    Semeei tomate cereja e tenho 5 mudas para plantar.
    Posso colocar mais do que uma muda por vaso? (Para rentabilizar o espaço e os vasos)
    Obrigada.

  8. Ana Catherine

    Agosto 19, 2016 at 13:56

    Olá amo seu blog sempre está me ajudando, só que gostaria de uma ajuda eu tinha um pedacinho de terra no meu quintal e plantei sementes de tomate do grande só que agora preciso tirar eles dali, tem mais de 10 tomateiro mas a maioria já está com tomates verdes ainda é outros estão com as flores será que posso tirar eles dali e colocar no vaso? Claro que com muito cuidado pra não mexer nas raízes obrigada e continuem sempre com esse blog maravilhoso ..

    • Olá 😉

      Nesta altura eu não mudaria de vaso… Os tomates estão a crescer e vão beneficiar muito de umas raízes já no “local correto” 🙂 Se não tiver mesmo outra hipóteses e tiver mesmo de mudar, então recomendo molhar um pouco a terra para facilitar a remoção. Tente tirar o bloco de terra inteiro e colocar no local final, para que as raízes sintam menos.
      Boa sorte 🌱

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑