Estufa

de Vidro

Como semear no Inverno – Estufa e Lâmpadas

Semear no Inverno, quando as temperaturas ficam bem abaixo do 10º C, não é tarefa fácil. As pobres sementes não têm o calor que necessitam para germinar e crescer e, normalmente, o sol nunca está forte o suficiente para esta fase delicada. Esta dificuldade é ainda maior para quem tem uma horta na varanda. O frio, a humidade e a falta de calor são desafios difíceis, mas que podem ser superados.

Opções para semear no Inverno

Tudo começou no ano passado, quando tentei semear na varanda e não tive qualquer sucesso! As plantas já crescidas ainda sobreviviam, agora as sementes, as que conseguiam germinar, não cresciam e acabavam por morrer. Hoje partilho convosco as duas opções que arranjei para conseguir germinar as sementes no Inverno e cuidar delas até que ficassem fortes o suficiente para enfrentarem um Inverno na varanda.

estufa

1. A Estufa

Para plantas com menos necessidade de sol colocar os vasos dentro de uma estufa pode ser suficiente. Eu uso as estufas do IKEA e coloco-as dentro de casa junto a uma janela, de preferência na parte da casa que recebe o sol durante mais tempo.

Estas estufas têm um tamanho considerável, cabem lá muitas sementeiras dentro e são bonitas, logo também acrescentam à decoração da casa. É importante que vão rodando os vasos para que a planta consiga receber luz de igual forma, caso contrário a planta vai começar a esticar para receber a luz e acabará por enfraquecer.

Vejam aqui como escolher as sementeiras ideais

2. As lâmpadas

Para Invernos verdadeiramente rigorosos, daqueles onde o Sol pouco quer connosco, as lâmpadas são a melhor opção. Uso tubos fluorescentes que coloquei numa armação simples e prendi a uma prateleira de madeira.

Existem imensos tipos de lâmpadas diferentes, mas como apenas queremos germinar as sementes e apoiá-las na fase inicial, não são necessárias lâmpadas muitos específicas. Eu utilizo as Fluora T8 da Osram  que são específicas para as plantas. Estão as duas na mesma armação que prendi a uma prateleira de madeira. Usei umas correntes (comprei no Aki a metro) para deixar as lâmpadas apenas a alguns centímetros das sementeiras. Conforme a planta cresce, é só puxar a armação para cima de forma a que não fique a tocar na planta.

E vocês? Têm a sorte de conseguir germinar na varanda ou utilizam outras técnicas?

 

2 Comments

  1. Excelente dica para o Inverno. Para além de contnuarmos com as sementeiras ainda temos a casa decorada!

    • Olá Vera! Gosto imenso daquelas estufas! Acho que são muito simples, mas muito bonitas também. Com o extra de ajudarem as sementes a desenvolver 😉

      Obrigada,

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑