Estufa

de Vidro

Sabe se está a regar as plantas de forma correta?

Regar as plantas parece fácil, certo? Afinal, é só deitar água! Mas será que o fazemos da forma correta? Regar as plantas não é apenas um passo necessário, mas é algo que pode influenciar toda a vida da planta.

Água a mais, água a menos ou regar na altura incorreta pode influenciar negativamente a vida das nossas plantinhas.

Como-regar-as-plantas

Vamos ver como devemos regar as plantas?

Qual é a altura correta para regar as plantas?

Muitos de nós não temos muito tempo para dedicar às nossas plantas, principalmente quem está a começar uma horta em casa, seja numa varanda ou mesmo dentro de um apartamento. Na correria do dia-a-dia já é um esforço ter tempo para ir espreitar as plantas e ver se necessitam de água, mas já que o vamos fazer, mais vale fazer no momento certo!

Temos duas boas alturas para regar a planta, ou de manhã bem cedo ou no final da tarde (a minha preferida). Seja qual for a altura que escolherem devem ter algumas coisas em conta.

  • Não devem, nunca, regar as plantas quando estão a apanhar sol. Se este tiver muito forte pode aquecer a água e danificar as raízes.
  • Evitem regar de noite, pois a humidade excessiva também pode ser prejudicial originando fungos.
  • Não reguem imediatamente antes de o sol começar a bater nas vossas plantas, pois assim que ele surgir vai secar as plantas e estas vão ficar com sede até ao próximo dia.

A minha altura preferida é ao final da tarde, depois do sol deixar de bater nas plantas. Porquê? Como as minhas plantas apanham o sol da tarde, que é sempre muito forte, ficam sempre muito secas. Ao regar depois do sol se pôr consigo oferecer-lhes a água que precisam e ainda têm tempo de secar um pouco antes da humidade da noite chegar. Durante o pico do verão, quando tenho tempo, também gosto de regar logo de manhã e depois ao final da tarde.

Um acessório muito útil que gosto de usar é um cone de cerâmica que se enterra na terra e no qual se coloca uma garrafa de água invertida. Este acessório vai regando a planta gota-a-gota mantendo a terra húmida mas sem ser em excesso. É um verdadeiro salva-vidas nos meses mais quentes e quando temos que nos ausentar um ou dois dias.

cone de ceramica para regar as plantas

Porque não devemos regar demais as plantas?

Deixar as plantas com sede não é boa ideia, mas regar em excesso pode ser ainda pior!

Quem tem uma horta em vasos pode ter a tendência de regar demasiado, pois, ao contrário do que acontece num terreno, a terra tende a secar mais depressa e temos o hábito de regar mais para tentar evitar isso. É verdade que a terra em vasos seca mais depressa (ou melhor, existe menos terra onde as raízes podem ir buscar água) e por isso necessita de mais água, mas as regas devem ser em maior frequência e não com maior abundância de água.

Ao regar as plantas com muita água podemos fazer com que as raízes apodreçam. A grande maioria das plantas gosta de ter a terra sempre húmida, mas nunca encharcada.

As consequências de não regar as plantas na altura correta

Se forem como eu devem estar a pensar que a única consequência de não regar as plantas na altura certa é estas morrerem à sede, correto? Errado! Aprendi, da maneira difícil, que regar as plantas quando elas já estão murchas prejudica, e muito, a vida das plantas.

Quando não regam atempadamente a planta fica mais fraca, logo se fica mais fraca fica também mais sujeita a pragas. Uma planta debilitada tem muito mais probabilidade de ter pragas, como o pulgão, do que uma planta saudável.

Também a planta saudável vai dar melhores frutos e vai ser mais resistente.

Portanto já sabem, não deixem para a última. Tratar das plantas de uma forma consistente ajuda a mantê-las saudáveis e a deixar-nos mais felizes!

4 Comments

  1. Gosto muito do seu site, estou começando uma horta em casa e estou seguindo todas as suas dicas! Espero que dê certo!!

  2. Boa tarde, comecei à pouco a minha horta na varanda e cometi mil erros. Fiquei curiosa com o cone de cerâmica e a garrafa de agua invertida… seria possível fazer um post a explicar como o faz?
    Obrigada.

    • Olá Cátia!
      É normal cometermos erros quando estamos a iniciar! Aliás, já fiz um post precisamente sobre esses erros 😉
      Relativamente ao cone de cerâmica a sua utilização é muito simples. Basta cortar o fundo de uma garrafa (normalmente uso as de 75cl) e enroscá-la no tubo de cerâmica. Depois é só encher 🙂 Em breve faço um post a explicar em pormenor, fica prometido! (não se esqueça de seguir o blog para ser alertada)

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑