Estufa

de Vidro

Como plantar tomate em vasos – Horta urbana

Como plantar tomate em varanda

Plantar tomate em vasos é simples e permite-nos ter alguns pés de tomate em qualquer varanda ou mesmo marquise.

A variedade mais comum em espaços pequenos é o tomate-cereja (tomate-cherry) por ser mais pequeno e produzir bem, tornando possível rentabilizar um pouco mais o espaço.
As sementes podem ser adquiridas em lojas de jardinagem ou nas grandes superfícies de bricolage e jardim, como o Aki e Leroy Merlin. Quem prefere plantar tomate em vasos através das mudas (plantas jovens prontas a transplantar), pode comprá-las em hortos. Eu pessoalmente prefiro semear em casa, mas se por acaso deixar passar a data de semear, comprar a muda é uma excelente opção.

1º Passo – Semear

Plantar tomate em vaso é muito simples e não dá quase trabalho nenhum! Em primeiro lugar, temos que escolher o tipo de sementeira a utilizar. A minha preferida são os copos de café de plástico. Basta fazer um furo por baixo, colocar terra e já está! A terra que uso é a da Siro Hortícola, mas costumo acrescentar um pouco de húmus de minhoca (também à venda em lojas de bricolage/jardinagem).

Agora, mãos à obra e vamos plantar tomate em vasos!

  • Colocar a terra na sementeira escolhida
  • Humedecer a terra
  • Colocar a semente a 2 cm de profundidade e tapar com terra
  • Tapar com papel vegetal e fazer uns furos para permitir a circulação de ar
  • Humedecer (com um borrifador) sempre que a terra estiver seca

2º Passo – Plantar

Esta é a parte em que a planta vai realmente para o vaso definitivo! Também se pode semear diretamente no vaso, mas dependendo das condições do local as plantas podem não conseguir resistir. No meu caso, como a varanda está sujeita a muito vento, prefiro semear em casa e apenas transplantar quando a planta está em muda.
A altura ideal é quando a planta tem 4 folhas verdadeiras. Todas as plantas começam por ter 2 folhas falsas que são idênticas em várias plantas. Após esse par de folhas, chega o 2º par de folhas que é o 1º par de folhas verdadeiro. Quando a planta tiver 4 folhas verdadeiras (2 pares) é altura de a passar para o local definitivo.
Os tomateiros não gostam que as raízes sejam pertubadas, portanto deve-se tentar não tocar nas raízes. O mais simples é regar bem a sementeira para que as raízes se descolem das paredes do copo. Depois é só fazer um buraco na terra do vaso e gentilmente colocar a muda.
Quanto mais espaço e terra disponível tiverem, mais saudáveis serão.

Preparar o vaso/floreira

Para plantar tomate em vasos convêm que o vaso ou a floreira tenham uma boa drenagem.
A melhor forma é:

  • Colocar argila expandida até cobrir o fundo (à venda em casas de bricolage)
  • Colocar manta geo-têxtil até cobrir o fundo e parte das laterais (à venda em casas de bricolage)
  • Colocar a terra por cima da manta geo-têxtil

A argila expandida e a manta geo-têxtil vão impedir que a terra se fixe nos furos do vaso permitindo assim uma correta drenagem da água.

3º Passo – Cuidar

plantar tomate em vasos

Plantar tomate em vasos não requer grandes cuidados. Não gostam de muito vento, mas os meus têm bastante e vão se aguentando.
Estes tomateiros gostam de estar apoiados, por isso podem colocar uma cana de bambu ou outro utensílio para que ele se possa apoiar.

Ao plantar tomate em vasos é necessário ter algum cuidado com as regas. O tomate gosta de água, mas detesta encharcamento. É preferível regar em menos quantidade e com mais frequência. Também não devemos ter água no prato. Nunca regar durante a hora de calor e tentar não molhar as folhas para evitar fungos. Regar à noite também não é a melhor ideia, pois a humidade da noite pode aumentar o risco de fungos. Normalmente rego no início da manhã e nos dias de muito calor repito a rega no final da tarde, após o sol se pôr.
Os tomateiros gostam de muito sol, pelos menos 4 horas por dia, mas quanto mais melhor. Os meus apanham entre 5 a 6 horas por dia.
A qualidade e abundância dos tomates depende das condições, um tomateiro com menos sol pode conseguir sobreviver, mas terá menos frutos e com menos qualidade.

4º Passo – Colher

Plantar tomate em vasos é uma experiência recompensadora e com pouco trabalho conseguimos ter uma produção abundante.
Quando menos esperarem vão ver umas belas flores amarelas que se irão tornar nos tomates-cereja.

Polinização

Na natureza as flores são polinizadas pelas abelhas e pelo vento. Nas varandas o vento pode ser suficiente, mas eu gosto sempre de dar uma ajuda.
Deixo-vos um vídeo que explica de uma forma muito simples como podem fazer a polinização dos vossos tomateiros – Vídeo

Depois é só deixar a natureza seguir o seu curso! Os tomates vão crescer e quando estiverem com o tamanho máximo vão começar a ficar vermelhos, depois é só colher e saborear!

Informações gerais – Plantar tomate em vasos

Semear em: De Fevereiro a Abril
Plantar em: De Março a Junho
Colher: De Maio a Agosto
Duração do Cultivo: Entre 90 a 120 dias
Sol: Pleno
Profundidade do vaso: Pelo menos 25/30 centímetros
Espaçamento entre plantas: Mínimo de 30 centímetros

tomate-cereja

–> Sigam a Estufa no Snapchat para mais novidades — @estufadevidro

54 Comments

  1. Plantei tomates ‘romanita’ a partir de dementes na minha varanda. Cresceram superbem e estava tudo em ordem ate ha mais ou menos 2 semanas, quando começaram a aparecer umas manchas brancas em algumas folhas… Agora quase todos os pes estao com isso. Presumo que seja algum fungo… Alguem pode me ajudar?

    • Olá António! Sem fotos é difícil verificar o que poderá ser… Poderá ser rega em excesso, mas também poderá ser míldio. Veja neste post um truque que uso com leite para combater.

      • Eu mostrei as folhas afetadas para um expert e ele me disse tratar-se de Oídio. Me deu tbem um produto para borrifar nas plantas. Mas eu li em um site que tua receita com leite e agua tbem é eficaz! Muito obrigado pela atençao.

      • Sim, eu uso sempre a receita de leite e água e tenho sempre bons resultados! Boa sorte!

    • Isolete De Pieri

      Novembro 17, 2015 at 17:26

      Meu tomateiro tem a praga das lagartas , come as folhas , faz pequenos buracos nos tomates verdes , estragando toda plantação . Não sei o que usar , todo dia faço uma inspeção nos pés de tomates retirando as lagartas , um tanto difícil e trabalhoso. Se alguém souber de uma inseticida natural agradeço.

      • Olá Isolete,

        Nunca tive lagartas, por isso nunca testei nenhuma receita, mas partilho aqui o que encontrei 🙂

        Extrato de fumo com pimenta contra lagartas
        As lagartas são a fase jovem da borboleta. Todas são muito vorazes e algumas tem o hábito noturno.
        Protocolo:
        Pulverize com extrato de fumo com pimenta sobre as lagartas. Outro cuidado é o esmagamento dos ovos nas folhas ou a catação manual das lagartas., com cuidado de usar luvas grossas para evitar queimaduras.

        Numa garrafa de 1 litro, misture 50 g de fumo de rolo picado e pimenta malagueta. Complete com água e deixe repousar por uma semana. Dilua em 10 litros de água e pulverize.
        Fonte: Revista Natureza

  2. Olá, os meus pes de tomate cereja estão com as folhas entregadas, seguir os procedimentos (adubo, esterco, fertilizante no periodo e vaso co 35 cm A/L).
    Por favor si alguém tiver alguma dica ou processo que errei me ajudem !!!!!!!!
    Grato e boa noite.

    • Olá!

      Obrigada pelo comentário!
      Para que possa tentar ajudar preciso de ver as folhas, para tentar identificar o problema. Pode publicar uma foto na página de Facebook?
      Obrigada

  3. Olá, plantei as sementes de tomate há aproximadamente e o pé está lindo. Entretanto, nenhum sinal de flor. É assim mesmo?

    • Olá Flávia!
      Não diz há quanto tempo plantou… As flores surgem um pouco depois do pé estar grande. Se o seu está saudável, à partida deverá estar quase a dar flor, partindo do principio que é altura de calor na sua zona.

      Obrigada 😉

      • Desculpe-me plantei há 6 meses.

      • Há 6 meses? Já deveria ter flores há muito tempo, aliás, já devia ter colhido os tomates. Não sei dizer agora quanto tempo demora a aparecer as flores, mas será umas 4 semanas se tanto… Elas surgem pouco tempo depois da planta estar alta e com muitas folhas… Será que é a altura certa para plantar tomate? Em Portugal o tomate planta-se normalmente no início da Primavera ou um pouco depois.

  4. Plantei tomates cereja e cresceram muito bem , porém agora começaram a amarelar e parecem estar morrendo, qual será o motivo ??

    • Olá Hector!

      Sem foto é difícil dar uma indicação, pois podem ser várias coisas diferentes. Os tomateiros sofrem muito com míldio, veja aqui nesta página se poderá ser o seu caso.

      Obrigada e boa sorte!

  5. Esliete Araujo Cunha

    Agosto 23, 2015 at 19:31

    O que posso plantar junto com tomate cereja em vaso!

    • Olá Esliete!

      Dependendo do tamanho do vaso, pode plantar com ervas aromáticas, alface, couve, alho e aipo. Eu costumo plantar com alface!
      Boa sorte 😉

  6. Olá, meu tomateiro já começou a dar frutos porém o fruto maior está com uma mancha preta em baixo.
    O que devo fazer?

    • Olá Cremildo,

      Pode ser várias coisas diferentes, infelizmente assim não consigo confirmar o que será… Mas a podridão apical é muito comum no tomate. Veja aqui mais informações. Pode ser que consiga perceber se é a mesma coisa que está atacando os seus tomateiros.
      Boa sorte!

    • Como faço para enviar as fotos do meu tomateiro para você avaliar?

      • Olá Cremildo,

        Não sou uma expert, apenas alguém que partilha as suas experiências 😉 Mas posso ver as fotos, pode ser que possa ajudar. Pode colocar na página do Facebook do blog – Aqui

        Obrigada,

  7. pedro@acaoconsultoria.com.br

    Setembro 15, 2015 at 17:59

    Vocês sugerem plantar Tomates Cerejas no mês de março a junho. Existe possibilidade de plantar em outras épocas do ano?

    • Olá Pedro!

      Depende do local onde está. O tomate é uma planta que precisa de muito calor e sol, daí ser uma planta tipicamente de Verão.
      Obrigada

      • pedro@acaoconsultoria.com.br

        Setembro 15, 2015 at 18:12

        Compreendo! Obrigado pelo pronto retorno. Como estou no Brasil acho que posso iniciar o cultivo agora para plantar em outubro, novembro. Obrigado

      • Desde que esteja calor 😉

        Obrigada e boa sorte!

  8. Bom dia, ja vi uma questão acerca disto mas fiquei com dúvidas, é possível plantar ervas aromáticas por exemplo salsa no mm vaso de um tomateiro cherry?

    • Olá Rui!

      Sim, a salsa pode ser plantada juntamente com tomate-cereja, pois são duas plantas que se dão bem. Temos apenas que ter atenção ao espaço, mas se for suficiente, está tudo OK.
      A salsa não pode ser plantada com coentros… Refiro porque é algo que normalmente fazemos 🙂

      Boa sorte!

  9. Natacha rodrigues

    Setembro 30, 2015 at 12:40

    Posso semear nessa época do ano? Ou só em fevereiro conforme o post?

    • Olá Natacha!
      Os tomates devem ser semeados algum tempo antes do calor chegar, portanto depende da zona onde está. Em Portugal devem ser semeados em Fevereiro/Março porque o calor começa em Maio/Junho.
      Espero ter ajudado!

  10. Achei optima as explicacoes.

  11. Como é essa receita de Água e leite ? Plantei o meu tomateiro há uns 40/45 dias estava lindo,começou a florir,agora algumas folhas estão amareladas……???? Que faço????

  12. Plantei umas mudas de tomate cereja no vaso e estava lindos, de uma hora pra outra as folhas ficaram tipo encolhidas, enrrugadas sempre na parte de cima do caule..o que pode ser isso?

    • Olá Robson,
      Com esta informação, lamento mas não consigo ajudar… Pode ter sido várias coisas diferentes. Os tomateiros já crescidos costumam ficar com as folhas enrugadas na ponta e não há nada de errado com a planta, aliás, ela continua a produzir normalmente.

  13. Boa Tarde,
    plantei o tomate cereja em vasos, cresceram ate 15 cm, depois começaram a mucha as folhas do topo ate o pé. Como tratar?
    Desde ja agradeço.

    • Olá Leiliane,

      Com esta informação não a consigo ajudar 🙁 Coloque uma foto na nossa página de Facebook para que seja mais fácil ajudar! Obrigada

  14. Marta Nuchweitz

    Novembro 16, 2015 at 20:59

    Olá! Eu gostaria de utilizar garrafas plásticas de 5 litros de água para fazer meus vasos para plantar tomate. Gostaria de saber se tem algum problema por ser transparente?

    • Olá Marta,

      Nunca testei mas à partida não. Já vi muitas pessoas que usam e parece que sempre tudo correu bem!
      Boa sorte!

  15. Assuero Martins Natalina

    Novembro 18, 2015 at 11:19

    Adubação: húmus de minhocas, cama de frango e o NPK . Qual a quantidade de adubo para cada pé de tomate ? E se essa quantidade varia de acordo com a variedade do tomateiro ? Serei grato pela resposta.

    • Olá Assuero,
      Dos que referiu, apenas uso o húmus de minhoca. Normalmente misturo na terra, 1 parte de húmus para 3 de terra.
      Obrigada

  16. posso plantar as sementes q retirei do tomate cereja ,tirei ontem e deixei no sol pra secar, e vim procurar dicas aki na net, posso plantar só em abril? e se eu plantar agora?

    • Oi Geisa,
      Depende do clima da região onde estiver. A data de Abril é para Portugal, ou seja, uns dois meses antes de chegar o calor a sério 😉

  17. bom dia, aki em ksa “apareceu” um pé de tomate.
    produziu bem, agora quero aproveitar os frutos para usar as sementes para novos pés.
    Poderia me ajudar?
    nunca fiz isso e tenho dúvida, é só tirar o fruto, pegar a semente e plantar?

    Agradeço desde já pela ajuda.

  18. Olá, minha mãe estava fazendo um adubo orgânico com terra e cascas de legumes e verduras, eis que, nasceu um pezinho de tomate.
    O pezinho cresceu e já esta com 5 tomatinhos, só que em algumas folhas esta aparecendo um risco branco irregular lembrando um caminho geográfico…o que você me aconselharia fazer para combate-lo? Obrigada pela atenção

  19. boa tarde, qual espaçamento entre vasos e necessário que se deixe??

    • Olá Ana!

      Não é necessário muito espaço entre um vaso e outro, pois mesmo que as folhas se toquem não há problema. No meu caso, como tenho pouco espaço, deixei apenas uns 20 cm de espaço entre cada vaso e tudo correu bem 🙂

    • Olá Ana,

      O espaço entre vasos não é muito importante, pois mesmo que as plantas se toquem não há problema. Se tiver espaço, o ideal é deixar de forma a que as plantas, quando adultas, não se toquem para que possam arejar corretamente. Eu, como não tenho muito espaço, deixei apenas cerca de 20cm entre cada vaso.

  20. Gostaria de saber se consigo plantar deixando a propia sementinha secar em casa??e quanto tempo consigo obter algum resultado???

  21. Ola eu sou Bruno,entrei agora no mundo da agricultura tenho neste momento 3equitar de terra e quero plantar tomate precisava de um conselho antes de começar.

    • Olá Bruno!

      Eu não tenho terreno, por isso não poderei ser de grande ajuda, pois apenas planto em vasos. O princípio será o mesmo, mas em escala maior. Também dependerá se vai ou não utilizar químicos.

      Boa sorte

  22. Adorei o video q indicou e vou seguir as dicas!

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑