Estufa

de Vidro

Como plantar pimentão em casa


Plantar pimentão (ou pimento) em casa pode parecer tarefa impossível, mas não é! Estes deliciosos legumes são dos meus preferidos, vermelhos, verdes, amarelos, todos eles são deliciosos. No forno ou grelhados com a pele a saltar, fazem as delicias de qualquer almoço de verão!
Se só têm uma varanda, como eu, fiquem a saber que é possível plantar pimentão em casa, e com sucesso!

(Para quem possa estar confuso, pimento e pimentão é a mesma coisa, depende se está em Portugal ou Brasil)

Guia sobre como plantar pimentão em casa

Além de ser uma planta bonita, é também fácil de cuidar! Basta que tenham uma varanda com muito sol e poderão desfrutar de uns pimentos colhidos diretamente da varanda.
Vamos ao guia?

1º Como semear pimentão

O pimentão pode ser semeado diretamente no local onde vai ficar, mas as mudas são um pouco frágeis, por isso se tiverem possibilidade de utilizar sementeiras, a taxa de sucesso será maior. Podem usar copos de plástico ou mesmo rolos de papel higiénico, já aqui dei umas ideias de sementeiras low cost.
Basta enterrar a semente mais ou menos a 0,5 cm na terra, manter a terra sempre húmida e aguardar! A semente vai demorar mais ou menos uma semana a germinar, dependendo das condições. Devem manter a terra sempre húmida e até podem tapar com plástico para aumentar a humidade.
Quando a muda tiver 6 folhas verdadeiras (o primeiro par é chamado de folhas falsas) podem passar para o local definitivo.

2º Condições ideais

Plantar pimentão apenas requer um vaso com um diâmetro e profundidade de mais ou menos 30cm. No ano passado plantei dois pimentos em cada floreira e funcionou bem, mas se conseguirem um pouco de mais espaço melhor.
Os pimentos gostam de sol direto e calor, por isso a condição obrigatória para plantar pimentos em casa é ter uma varanda que esteja bastante exposta ao sol. As temperaturas preferidas  são acima dos 21º e até aos 30ºC. Eles são muito resistentes e vão sobreviver com temperaturas superiores ou inferiores, mas os frutos poderão ser menores.
A rega deve ser frequente de forma a manter o solo sempre húmido, mas não encharcado. Quantas vezes vão ter que regar vai depender das vossas condições. No meu caso, a varanda apanha o sol da tarde, logo o mais forte, por isso tento regar de manhã e no final do dia. Lembrem-se de nunca regar as plantas quando o sol está a bater, pois podem danificar as raízes.

3º Polinização dos pimentos

Um “como plantar pimentão” nunca poderia ficar completo sem se falar na polinização, pois sem isso tudo falha. Os pimenteiros, tal como os tomateiros, são auto-polinizáveis. O que isto significa? Que bastar dar um abanão na planta para que ela se polinize e dê frutos! Já os pepinos, entre muitas outras plantas, têm flores fêmeas e flores machos e aí temos que polinizar macho com fêmea. Para conseguir polinizar pimentão basta abanar as folhas. Neste post falo um pouco mais sobre polinização e mostro um vídeo onde poderão ver tudo isto em ação.

plantar-pimento 4º Quando colher os pimentos

Os pimentos são muitos flexíveis! Quem gosta deles verdes pode apanhá-los mais cedo, já quem prefere o pimento vermelho, pode deixar amadurecer até mudarem de cor! 2 em 1! Quem quiser, até os pode apanhar a meio!
Normalmente podem começar a colher pimentos da vossa horta em casa após 12 semanas de os terem plantado, mas pode ser antes ou depois, uma vez que depende muito das condições e de como a planta se desenvolveu.
Assim que o pimentão estiver grande e verde pode ser colhido, mas se preferirem pode deixar na planta até que ele fique vermelho.
O pimenteiro é uma planta que sobrevive de um ano para o outro, portanto se tiverem espaço podem deixar a planta quando chegar o inverno que ela voltará a dar a frutos. No meu caso tenho pouco espaço e a varanda é muito ventosa, de forma que prefiro tirar as plantas e voltar a plantar na primavera.

5º Pragas dos pimenteiros

Os pimenteiros, desde que bem cuidados, não estão sujeitos a muitas pragas. Lembrem-se que uma planta debilitada, seja por regas inadequadas ou falta de nutrientes, está mais sujeita a receber as visitas desagradáveis das pragas!
No meu caso só tive pulgões, pois as plantas sofreram muito com o vento e demoraram um pouco a recuperar. Foi nessa fase que os pulgões atacaram!

Vejam como eliminar os pulgões dos pimenteiros e como usar 3 adubos naturais  para manter a terra com nutrientes sem usar químicos.

Informações gerais – Como plantar pimentão

Seguem algumas informações gerais sobre como plantar pimentão em casa, mas lembrem-se de consultar sempre as instruções do pacote de sementes. As datas também variam muito consoante a vossa localização, por exemplo, alguém no sul do país poderá começar a plantar mais cedo que alguém no norte do país.

Semear em: Fevereiro a Março
Plantar em: Março a Junho
Colher: Junho a Outubro
Sol: Pleno
Rega: Terra húmida sem encharcar
Profundidade do vaso: 30cm
Espaçamento entre plantas: 35cm

Se vão plantar pimentos não deixem também de experimentar plantar malaguetas!

13 Comments

  1. Valeu a orientação, muito bem explicado. P.S. úmido é com U e não com H

  2. Eu fiz mudas de pimentão verde e tal. Só que meu pé está dando PIMENTA (dessas ardidas mesmo)
    Por que isso aconteceu?

    • Olá Anderson,
      Se semeou pimentão verde, devia ter pimentão verde… Será que o pacote de sementes foi mal embalado? Não vejo outra explicação… 😉

  3. Pimentao é uma planta híbrida e por isso nem sempre o fruto fica igual a semente plantada… Não é
    Incomum aparecer frutos bastante apimentados….

  4. Devido o tempo chuvoso está dando fungos nas minhas mudas. Como faço para me livrar deles?

    • Olá Fabiana,

      Tente diminuir as regas, espaçar as plantas, para que não fiquem muito juntas e se necessário pode cortar algumas folhas, para deixar a luz penetrar melhor. Tente também que as plantas estejam num local que receba muita luz direta.

  5. Quando aparecem flores no pé de pimentão, e sinal que já vão nascer pimentões?…gostaria de uma resposta…

    • Sim Heloísa, é a partir das flores que se formam os frutos. Não se esqueça da polinização que refiro no post.

  6. Meu pé de pimentão estava lindo,deu bastante frutos pequenos mais deu bastante,mais agora parece estar morrendo,as folhas amarelam,murcham e caem o que pode ser?Cultivo pimentão em vasos.

  7. Diego Rodrigues dos Santos

    Fevereiro 13, 2016 at 16:22

    Posso plantar usando semente de outro pimentão ou tem que ser estas compradas?

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑