Estufa

de Vidro

Como plantar malaguetas

como plantar malaguetas

Para plantar malaguetas precisamos de muito pouco, um vaso e calor é o suficiente. De sabor picante (como todos sabemos) as malaguetas são excelentes para aromatizar inúmeros pratos, entre eles o molho de tomate.

Já vos mostrei aqui a minha colheita de malaguetas e entretanto já colhi mais sete destas beldades. Também já as provei e posso dizer que picante é coisa que não lhes falta! Para quem ainda não se aventurou a plantar malaguetas, vamos descobrir o quão fácil é!

Como plantar malaguetas

As malaguetas são facilmente conseguidas através de sementes, portanto não há necessidade de comprar logo as plantas. Tenho dois pés e foram ambos semeados e cresceram sem dificuldades.

1. Semear as malaguetas

Comprem as sementes que preferirem, pois existem vários tipos diferentes, as minhas são “Pimiento Guindilla Larga Roja”. Não vos recomendo guardarem as sementes das malaguetas de compra, pois podem ser F1 (falaremos disto noutro post) e não conseguirem ter plantas em condições. Podem achar as sementes em casas agrícolas ou mesmo em lojas maiores, como Leroy Merlin e Aki.

O próximo passo é escolher o local onde vão semear. Já aqui vos falei de sementeiras low cost, portanto podem usar uma das minhas sugestões ou outra qualquer. O ideal é colocar a semente na sementeira e depois cobrir com 1 cm de terra solta. Nesta fase, devem manter a terra sempre húmida, mas sem ser encharcada. Lembrem-se de deixar espaço entre sementes, senão depois ficará difícil separar as plantas sem magoar as raízes.

2. Transplantar as mudas

Como as malaguetas são normalmente semeadas ainda de inverno, devem ser semeadas em local protegido (dentro de casa por exemplo) e depois transplantadas para a varanda ou horta. O ideal é transplantarem a planta para o vaso no exterior quando esta tiver entre 5 a 6 folhas.

O vaso deve ter uma boa drenagem e as plantas devem ficar separadas por 30 cm no mínimo. Confesso que tenho dois pés num vaso de 30 cm, e não tive problemas, mas pronto, não façam o que eu faço, mas sim o que eu digo. Atenção que se o tempo estiver muito frio, ventoso ou chuvoso, podem colocar a planta dentro de casa durante a noite até esta ficar mais forte.

Enquanto for pequena a malagueta vai precisar de mais rega, mas sem nunca encharcar o solo, e quando tiver atingido um tamanho médio, devem diminuir as regas. Pelas suas caraterísticas picantes, plantar malaguetas é fácil no que às pragas diz respeito. É uma planta bastante resistente que consegue por ela afastar as pragas indesejadas. No entanto, convém verificar ocasinalmente e se descobrirem pulgões ou o piolho podem usar esta receita para os eliminar.

3. Polinização manual

Quem tem hortas “a sério” normalmente não precisa de fazer a polinização manual, pois o vento e as amigas abelhas encarregam-se disso. Quem quer plantar malaguetas numa varanda, já pode precisar de fazer a polinização manual das plantas. Polinizar as plantas não é nada mais, nada menos, do que pegar num cotonete e gentilmente tocar no interior das flores. O cotonete vai agarrar pólen que depois vai espalhar pelas outras plantas, levando à sua polinização.

4. Colher as malaguetas

Após plantar as malaguetas com sucesso, existem várias formas de as colher. Há quem corte a planta toda e a deixe secar, mas eu prefiro colher as malaguetas conforme estas vão ficando prontas. Quando ficam totalmente vermelhas, corto o caule e as malaguetas estão prontas a utilizar. Nos molhos de tomate gosto muito de as utilizar frescas, mas também se podem deixar secar ao sol ou colocar num frasco com azeite ou vinagre.

Altura de semear, plantar malaguetas e colher

Devem verificar sempre estas datas nos pacotes de sementes que comprarem, pois nem todas são iguais. De qualquer das formas, estes prazos são apenas aproximados, pois tudo depende do clima e da forma de cultivo, mas serve para terem uma orientação.

  • Semear: de Janeiro a Março
  • Plantar: de Fevereiro a Junho
  • Colher: de Junho a Outubro

 

7 Comments

  1. Boas

    Comecei a plantar recentemente e sou um pouco ”nabo” (piada agricula?)
    o que comecei foi com as malaguetas, comprei ja’ planta, mas encomendei do ebay sementes de Bhut Jolokia e Trinidad Scorpion, pois ao que parece sao parte do top 3 das mais picantes.
    nunca plantou nenhuma especie mais exotica de malaguetas?

    parabens plo blog, muito informativo e bem construido.
    Cumpts

    • Olá! Obrigada pelo comentário 🙂

      Não, ainda não me aventurei nas mais picantes, porque depois receio não conseguir comê-las 🙂 Fico-me pelas mais comuns e por vários tipos de pimentos diferentes que, aí sim, gosto de variar. A cultura deverá ser semelhante, variando talvez na quantidade de água e altura da colheita.

  2. Boa noite, antes de mais aqui ficam as felicitações por este interessante espaço cheio de tanta rica informação. Porém estava a ler o tópico acerca das malaguetas, e mencionou malaguetas tipo f1. E gostaria se possível aborda se um pouco acerca desse tema. Obrigado =D> e bons cultivos(#)

    • Olá Miguel!

      Obrigada pelas palavras 🙂
      Sementes F1 são sementes híbridas que são criadas a partir de mais de uma espécie de planta. Regra geral são criadas para uma planta mais “forte” e com “mais frutos”, são, em suma, sementes criadas pelas humanos de forma a potenciar o resultado. São por norma mais caras e as sementes que essa planta vai dar não têm resultados previsíveis. Normalmente, quem usa F1 tem sempre que comprar novas sementes.
      Não é uma prática bem aceite em agricultura biológica, pois altera a ordem natural…
      Prometo escrever em breve um artigo mais detalhado sobre este assunto 😉

      • Bem os F1, ou seja Hibridos, são plantas alteradas geneticamente, nao de forma asexoada, essas plantas tornan-se resistenetes a pragas e fungos, mais do que as plantas comuns, criadas no modo biologico, por si só ela ja e alterada para ter fins de maiores produtividade

  3. Olá!
    Tenho um pequeno vaso com uma planta de malaguetas, mas daquelas mais pequenas.
    Algumas das malaguetas começaram a apodrecer, e as folhas também estão a murchar e a secar. Será falta de água ou de sol/calor?
    Obrigado!

    • Olá Joana,

      Não sei em que zona do país está, mas as malaguetas dão-se bem em tempo quente, portanto se estiver em Portugal são uma planta para o Verão. Conseguem sobreviver no inverno, mas têm que estar abrigadas e de preferência em estufa para potenciar o calor do sol.
      Boa sorte!

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑