Estufa

de Vidro

Como plantar alface em casa – Da semente ao vaso

Alface pronta a colher_EstufadeVidro

Quando iniciei a minha mini horta, plantar alface era a minha prioridade. Adoro alface e era uma das minhas compras regulares no supermercado, no entanto nunca conseguia utilizá-la toda antes que se estragasse, o que resultava num imenso desperdício. Ao plantar alface na varanda, posso colher apenas as folhas que preciso enquanto o resto continua a crescer. Acabaram-se os desperdícios e posso comer uma alface mais fresca e saborosa.

Plantar alface em casa é muito fácil e necessita de poucos cuidados.

Escolher o tipo de alface

Escolher o tipo de alface a plantar é muito importante. De forma geral, existem 2 grandes grupos de alface, as de folha lisa e as de folha frisada.

  • Alface de folha lisa – É a que eu tenho na minha varanda. A vantagem desta alface é que se pode colher apenas as folhas que precisamos.
  • Alface de folha frisada – É a mais comum nos supermercados, mas deve ser apanhada toda de uma vez, cortando o caule. Por esse motivo não a considero ideal para quem quer plantar alface apenas para consumo próprio.

Dentro destes dois grandes grupos, existem imensas variedades diferentes. Estas diferem no aspeto, sabor, resistência ao calor e outras condições. O ideal é ler o verso dos pacotes de sementes e escolher o que melhor se adaptar ao clima do local onde moramos. Existem alfaces vermelhas, alfaces que são mais resistentes ao calor e por isso aguentam mais facilmente o verão, etc. É uma questão de gosto, o ideal é ir experimentando e ver qual gostamos mais.

Semear alface

Apesar de ser possível comprar mudas de alface (alfaces pequenas mas com tamanho suficiente para irem para a terra), eu prefiro plantar alface através da semente. É mais económico e é muito fácil.

Preparar a sementeira_EstufaDeVidro

Em primeiro lugar, deve-se escolher o tipo de sementeira a utilizar. Desta vez optei por esta, que são apenas rolos do papel higiénico cortados ao meio e colocados numa caixa onde costumam vir os morangos. 

Escolher as sementes_EstufaDeVidro

 Escolher as sementes e colocar uma em cada rolo. Estas comprei no Ebay e são um mix de alfaces de folha lisa. Nos pacotes de sementes que compramos nas lojas de jardinagem vem lá indicado a profundidade a que devem colocar a semente. Neste caso, coloquei apenas um pouco de substrato por cima. Pode-se colocar duas sementes em cada rolo, para o caso de alguma não germinar, mas se germinarem as duas, convém tirar uma das plantas para a principal ter espaço para crescer. Com o hábito de plantar alface é fácil perceber também a qualidade das sementes.

Tapar a sementeira_EstufaDeVidro

 Borrifar a terra até ficar ligeiramente humedecida (cuidado para não afogar as sementes), cobrir com plástico de cozinha transparente e já está! Convém fazer uns furos no plástico para o ar poder circular, mas mantendo a humidade.

Plantar alface no vaso

As mudas de alface devem ser colocadas em vaso e na varanda (ou local com sol) quando tiverem entre 4 a 6 folhas verdadeiras. As duas primeiras folhas que nascem são as chamadas “folhas falsas” e não têm ainda o aspeto da folha final, portanto este par de folhas não conta.
As alfaces não gostam de ser transplantadas, portanto é preciso algum cuidado na altura de colocar no vaso. Deve-se tentar não tocar na raiz e deixar a terra protegê-la.

  • Vaso – Não precisa de ser muito profundo, pois a alface tem raízes curtas. 20 cm ja é suficiente para plantar alface, mas um com 30 cm é ainda melhor.
  • Sol – As alfaces gostam de sol, mas durante o verão dispensam o sol direto durante muito tempo. O ideal é mantê-las em meia sombra ou onde estão sujeitas ao sol da manhã. Se só conseguirmos o sol da tarde não há problema, mas devemos ter mais atenção às regas.
  • Rega – Gostam de solos húmidos, mas não encharcados. Nunca regar nas horas de calor. Preferencialmente regar de manhã.
  • Colheita – Pode-se começar a apanhar as primeiras folhas cerca de um mês após plantar, mas varia consoante as condições climatéricas. Não colher na hora de calor, pois as folhas estarão murchas.

plantar alfaces através de sementes

Estas são as minhas alfaces com cerca de 1 semana!
Costumo semear novas alfaces de 6 em 6 semanas para ter sempre alface fresca, mas vai depender dos consumos de cada um!

–> Sigam a Estufa no Snapchat para mais novidades — @estufadevidro

28 Comments

  1. OI BOM DIA
    MEU NOME E JAIR ELIAS
    SO QUERO SABE DE VC COMO EU FASSO PRA PLANTAR MODA DE ALFACE NA TERRA. TEM QUE SE COM LUA OU NAO SEM COM LUA

    • Olá Jair,

      Eu, como apenas tenho uma varanda, não tenho em conta as fases da lua, pois planto em pequena quantidade. No entanto, pelo que consegui apurar através de pesquisas, recomenda-se plantar alface durante a lua cheia.

      Boa sorte!

  2. Belíssimo website, ótimas dicas e uma maneira muito legal q você explica, fácil de entender… mas ficou uma dúvida aqui, quanto você faz o plantio da semente, borrifa a água e fecha com o plástico, isso tem que ser durante quantos dias com o plástico, quando posso transplantar para um vaso? desde já agradeço a atenção!

    • Olá Eduardo!

      Obrigada 🙂
      A terra convém estar sempre húmida, mas não encharcada, portanto é provável que precise de borrifar de vez em quando. O plástico apenas é retirado quando as folhas estiverem quase a tocar no plástico. Depois mantém na sementeira até a alface ter umas 4 folhas verdadeiras (as primeiras 2 que nascem não são consideradas “verdadeiras”.

      Espero ter ajudado!

  3. Olá! Estou plantando sementes mas vi aí q vc jogou o substrato só por cima é isso mesmo? Plantei só no substrato e acho q fica tâo seco e já vai fazer um mês q semeei vários tipos de temperos e estão tão miudas e tenho deixado em um lugar arejado e que ñ bate sol. Enfim , posso plantar na terra?

    • Olá Sheila, não percebi bem a pergunta 🙁 As sementes são colocadas no substrato e depois voltamos a colocar mais um pouco de substrato por cima. As sementes não precisam de sol para germinar, mas precisam para crescer… Será que tem sol suficiente?

  4. Tábata Cavalheiro

    Outubro 8, 2015 at 16:09

    oi! adorei o seu post!!! estou preparando tudo para começar uma horta de alface em casa. uma pergunta, primeiro vc escolhe as melhores sementes germinadas, para passar para o vaso, certo? em que distância vc transplanta no vaso as sementes germinadas? 3cm? 10cm? nao tenho ideia! hehe
    Obrigada!!!

    • Olá Tábata!
      Sim, normalmente, escolhemos as mudas mais “fortes” e são essas que passamos para o vaso.
      Relativamente à distância, depende da alface… Confesso que como tenho pouco espaço, costumo colocar duas alfaces numa floreira… Sei que o recomendado é deixar mais espaço entre elas, mas como não tenho, faço assim e nunca tive problemas.
      Se tiver espaço disponível, deixe uns 20 cm entre elas.

      Boa sorte!

  5. Olá!

    Semeei as sementes em vários tipos de recipientes, como bandeja de ovos, caixa de leite, vasos pequenos, a alface germina até atingir cerca de 4 a 5 cm de altura e saem duas folhas, mas depois disso elas começam a murchar e mesmo que eu passe para o canteiro, elas morrem.
    O local em que elas germinam não bate sol, apenas claridade, é arejado e água é na medida certa. Depois quando passo para o canteiro, tem o sol da manhã, a terra é boa, mesmo assim, as que não morrem, parecem que ficam estagnadas. O que pode estar ocorrendo?

    Obrigado e parabéns pelo site! 🙂

    • Olá Tiago!

      As alfaces não precisam de sol enquanto as folhas não surgem, mas assim que o primeiro par aparece, elas vão precisar de ter sol direto… Também apenas devemos mudar de local (da sementeira para o vaso) quando surge o 2º par de folhas verdadeiras, pois as alfaces são muito sensíveis. No geral, elas nem gostam de ser mudadas, no entanto eu mudo sempre e corre tudo bem.
      O que recomendo, para testar, é germinar logo no local definitivo.
      Também é necessário verificar se a espécie de alface que está a plantar é adequada às temperaturas atuais. Na embalagem diz sempre as temperaturas que elas necessitam e existem alfaces para todo o ano, portanto temos que escolher a indicada.
      Espero ter ajudado!

      Boa sorte!

      • Olá, muito obrigado pelas dicas!

        Depois da sua dica e três dias tomando sol, as mudinhas da alface já estão começando a crescer a 3º e 4º folhas. 🙂
        Agora vou esperar elas crescerem e ficarem mais fortes, pois apesar de saudáveis elas ficam quase na horizontal, por causa do seu cabo mais longo, não sei se é pelo tipo da semente.

        Obrigado! =)

      • Olá Tiago, pode ser por causa do vento, mas conforme vão crescendo vão ficando mais fortes!
        Boa sorte 😉

  6. Abel Teixeira Arimatéia

    Novembro 21, 2015 at 23:21

    Estou impressionado com a qualidade das suas dicas. Parabéns!!!
    Vou começar minha horta esta semana…
    Se precisar, volto aqui…rs

  7. quanto tempo demora começar a crescer??

    • Olá Gabi,
      Depende do tipo de alface. Se tivermos a falar de alfaces de folha lisa, eu começo a colher folhas entre 3 a 4 semanas depois de plantar. Obrigada.

  8. Há anos que teimo em semear alface e não consigo tirar nenhuma muda. As que germinam ficam pernaltas com duas pequenas folhas e tombam, parecem uma avestruz. Como fazer para que elas nasçam fortes e saudaveis?

    • Olá Gentil!

      Podem ser várias coisas, mas existem duas mais prováveis. A falta de luz solar direta pode levar a que a muda chegue a esse ponto, mas depois não desenvolva, ou a terra pouco fértil e, neste caso, pode usar adubos naturais.

      Espero ter ajudado!adubos naturais

  9. Gente eu tento a anos plantar alface e nunca tive sorte☹☹☹☹

  10. Adorei!!!!!!!
    Vou começar a plantar!
    Voce poderia ensinar como plantar coentro, brocolis e couve?

    Agradeço muito!!!!!!!

    • Olá Luzia!

      Estamos a preparar umas fichas que ensinam a plantar várias coisas diferentes e em breve vamos partilhar!

      Obrigada,

  11. Adorei!!!!!!!!!!
    Poderia ensinar como plantar coentro, brocolis e couve?

    Obrigada!

  12. Olá. Obrigada por suas dicas!
    Uma dúvida, após colher totalmente as alfaces você aduba novamente a terra (substrato)? Qual seria a proporção ideal?

    Obrigada!

    • Olá Fernanda, com as alfaces eu costumo misturar apenas um bocadinho de húmus de minhoca. Não sei indicar a proporção, pois faço a olho, mas normalmente uso duas pás daquelas pequenas.

      Boa sorte!

  13. Beneditosantino@hotmail.com

    Fevereiro 18, 2016 at 01:44

    Gostei muito das idéias, estou acompanhando vocês, também tenho horta em pouco espaço.

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑