Rebentos de Feijão-Mungo

Já utiliza os rebentos na sua alimentação? De uma forma simples, os rebentos não são mais do que sementes germinadas sem terra. Por serem ainda jovens são uma excelente fonte de nutrientes e de sabor. O melhor? São muito fáceis de fazer em casa e não necessitam de nada que não use no dia-a-dia.

Em cerca de 5 dias tem os seus rebentos prontos e poderá colocá-los em saladas (como estas que cresço na varanda), sopas ou em salteados, prática comum nos pratos asiáticos.

Fazer rebentos em casa em 5 passos

Fazer rebentos em casa é muito fácil, divertido e ainda nos permite poupar nas compras do supermercado.

Em primeiro lugar deve escolher os rebentos que pretende. Existem vários tipos, mas os mais comuns são rebentos de feijão mungo, de alfafa e de lentilhas. Os rebentos que estão na 1ª imagem foram feitos por mim e são de feijão mungo. Neste exemplo vou usar sementes de lentilhas que se fazem de forma igual.

  1. Preparar – Prepare um frasco de vidro e retire a tampa;
  2. Hidratar – Encha 1/4 do frasco com lentilhas (as lentilhas que compra no supermercado) e encha o resto com água. Deixe as sementes hidratarem entre 8 as 12 horas;
  3. Escorrer – Escorra a água totalmente e tape o frasco com uma rede (usei a de um passador antigo) e um elástico. Se não tiver rede, pode utilizar um pano fino; Guarde o frasco num local arejado, mas sem luz direta. Eu deixo no balcão da cozinha numa zona onde fica sempre um pouco escuro.
  4. Manter – 3 vezes por dia encha o frasco com água e despeje logo de seguida. Este procedimento serve para manter as sementes hidratadas. Se não conseguir escorrer a água toda, deixe o frasco inclinado a 45 graus para que esta vá escorrendo (apenas possível se tiver a rede);
  5. Comer -Passado 4 a 5 dias tem os rebentos prontos a comer! O dia em que os retira do frasco depende do seu gosto pessoal, normalmente aos 5 dias as primeiras folhas começam a aparecer. Se não gostar das cascas das sementes pode retirá-las e deixar apenas o rebento (a parte branca).

 

Rebentos de lentilhas

Rebentos de lentilhas com 2 dias

Os rebentos são bastante saudáveis e não dão trabalho quase nenhum a preparar. Quando estiverem prontos pode comer logo no próprio dia enquanto estão frescos ou guardar no frigorífico. Devem ficar sem água e serem consumidos no prazo de 3/4 dias.

Eu faço  um frasco por semana e ao fim-de-semana é altura de ter rebentos de feijão ou lentilhas na minha alimentação.