Estufa

de Vidro

Como comprar sementes online

comprar sementes ebay

Nem sempre é fácil comprar as sementes que pretendemos localmente, ou porque queremos plantas mais específicas, ou porque simplesmente na zona onde moramos não existe uma grande oferta.
Já referi algumas vezes que costumo comprar sementes online e como tenho recebido alguns pedidos de esclarecimento, resolvi explicar o processo aqui.

Onde comprar sementes online

Existem várias lojas que vendem sementes online, mas eu prefiro comprar através do eBay. Para quem não sabe, o eBay é um serviço onde pode qualquer pessoa pode abrir uma “loja virtual”.

Porque gosto de comprar no eBay:

  • Oferta – Existe uma grande oferta, muitos vendedores diferentes que vendem sementes de toda a parte do mundo;
  • Preço – Preços relativamente baixos, principalmente se tivermos em conta a oferta e a sua origem;
  • Reviews – Temos sempre muito feedback do vendedor, o que nos dá algumas garantias;
  • PayPal – Sempre que compro sementes online pago através de PayPal, assim, se houver algum problema, como uma falha na entrega, estou sempre segura. Se o vendedor não me quiser devolver o dinheiro, faço queixa ao PayPal e este devolve (nunca precisei);

Para comprar através do eBay, é só seguir os seguintes passos:

  1. Criar uma conta (é gratuito);
  2. Procurar pelas sementes pretendidas;
  3. Ver reviews de outros utilizadores e ver a pontuação do vendedor em causa;
  4. Colocar no carrinho e efetuar o pagamento através de PayPal;

É muito simples! Devem ter em conta os prazos de entrega que, dependendo do país, podem ser um pouco alargados, portanto nada de comprar em cima da hora!

Não tenho qualquer afiliação, nem ninguém me pediu para escrever este post 🙂 

Outras lojas
Também existem várias lojas só dedicadas à venda de sementes, mas dessas não posso dar feedback, pois nunca comprei. Tenho sempre algum receio de algo correr mal e depois ser difícil resolver.
Se optarem por comprar nestas lojas, tentem sempre fazê lo em lojas do vosso país, para ser mais fácil falar com eles. E pesquisem também opiniões dessa loja em específico.

Cuidados a ter

Existem alguns cuidados a ter quando compramos sementes online, mas há um que não podem mesmo ignorar. Verifiquem sempre se essa planta pode ser importada para o vosso país! Quando compramos em lojas locais, essa responsabilidade é deles, mas quando compramos nós, temos que garantir que não estamos a importar espécies proibidas. Além de ser ilegal, podem estar a prejudicar a flora do vosso país.

Imaginem uma planta que necessita precisamente das condições do vosso país e que não seja nativa, se for plantada no vosso país, pode espalhar-se rapidamente e destruir a flora autóctone. Não queremos isso, pois não?

Vejam aqui  as espécies proibidas em Portugal antes de fazerem as vossas comprasAmigos do Brasil, pesquisei, mas não encontrei informação das espécies que não se podem importar para o Brasil. Se algum dos leitores tiver mais informações, terei todo o gosto em atualizar este post.

Agora que falámos do mais importante, vou partilhar mais alguns cuidados que devem ter quando comprar sementes online:

  • Não exagerar na quantidade – Vão por mim que já o fiz! É muito fácil entusiasmarmo-nos e comprar muito mais do que necessitamos. Não se esqueçam que as sementes muito antigas podem não germinar, portanto nunca comprem para muito tempo;
  • Ter em atenção a altura ideal para semear – O clima varia muito de país para país, portanto quando comprarem sementes tenham em atenção a temperatura em que elas se dão bem, não se guiem pelos meses;
  • Verificar as condições ideais – Existem plantas que nunca se vão dar bem no nosso país, por mais que tentemos… Vejam as condições das plantas antes de comprar as sementes;
  • Verificar se são permitidas – Nunca é demais falar disto;

Espero ter ajudado! Boas compras e boas plantações!

2 Comments

  1. Oi tudo bem? Você poderia passar o link de alguns vendedores da sua confiança?

    E quais funcionam melhor em vasos sem furo?

    Muito Obrigado

    • Olá Juliana!

      Todas as plantas gostam de vasos com furo para que a água em excesso possa escoar, pois caso contrário corremos o risco de apodrecer as raízes. Se não tiver mesmo hipótese, então sugiro optar por plantas pequenas e ter muito cuidado na hora da rega, para não ser em excesso!

      Relativamente a pessoas a quem já comprei pode ver aqui e aqui
      Já comprei há algum tempo, mas nunca tive problemas. Uma das vantagens do Ebay com pagamento paypal é que acabamos por estar sempre protegidos!

      Boa sorte e boas compras!

      Boa sorte!

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑