catnip e os gatos

Já ouviram falar de Catnip?

Muitos brinquedos e arranhadores para gatos contêm Catnip (Nepeta Cataria) para atrair os gatitos.

Esta planta é um género de íman (ou droga recreativa, vá) para os gatos. Quando expostos a ela, os gatos rebolam, miam, voltam a rebolar, roçam-se na planta e ficam alterados, normalmente mais ativos, mas também podem ficar mais calmos.

Claro que isto não resulta com todos os gatos, sendo que 1/3 dos gatos não é minimamente afetado pelo Catnip. Cá em casa são 4 gatitos, 2 completamente obcecados com a planta e os outros 2 apenas ligeiramente curiosos.

Quem tem uma horta em casa e gatos não perde nada em ter esta plantinha na varanda. A sua manutenção é mesmo muito simples (é só regar) e até agora ainda não teve qualquer tipo de praga. Neste momento a minha Catnip está a florir e eu estou ansiosamente à espera das sementes.

Atenção: Não confundir Catnip com “erva dos gatos” que se vende nos supermercados. Essa “erva dos gatos” é só mesmo uma erva que eles supostamente gostam de comer e ajuda a eliminar as bolas de pelo (os meus detestam).

Como uso a Catnip

Esta é uma planta versátil e uso-a de 3 diferentes formas:

  • Apanho 2 ou 3 folhas e dou aos gatos como prenda (nem pensar em dar a planta inteira, tenho impressão que a comiam toda ou a desfaziam com tanto esfreganço)
  • Seco as folhas, trituro e coloco em brinquedos para gatos que faço em casa
  • Seco as folhas e faço uns bombons com atum e catnip (para os gatos, claro!) – Em breve partilho receita

É uma planta mesmo muito versátil, não fica muito grande se colocada em vaso pequeno e é ideal para ter numa varanda, por mais pequena que seja.

Tive alguma dificuldade em encontrar sementes, tive mesmo que comprar no Ebay, vieram de UK e chegaram num instante. Germinam muito bem e é uma planta que não requer MESMO grande manutenção.
Se houver gatitos aí por casa, experimentem ter uma planta só para eles!