Estufa

de Vidro

Acabar com os pulgões nas plantas de forma natural

pulgões

Quem já teve o (des)prazer de conhecer os nossos amigos pulgões? Existem de várias cores e na minha horta já tive verdes (nos morangueiros) e agora tenho estes vermelhos nos pimenteiros. Experimentei uma série de receitas naturais para acabar com eles até que cheguei a uma que finalmente resultou.

Já vos falei aqui dos meus erros na horta, mas ainda ficaram muitos por contar. Um deles foi o facto de eu achar que pragas eram só para os agricultores “a sério”, aqueles que têm terras, hectares e hectares de plantações. Sempre assumi que quem tinha uma horta em vasos, principalmente numa varanda, nunca iria sofrer da visita de pulgões ou outros bichos, aliás, eu nem sabia o que eram pulgões! Infelizmente, rapidamente descobri que as pragas brindam qualquer horta, seja uma horta “a sério” ou uma pequena horta numa varanda.

O que são os pulgões

Os pulgões são uns insectos horrorosos que não desaparecem facilmente, alimentam-se da seiva e podem destruir a planta se atingirem uma quantidade considerável. Normalmente alojam-se no verso das folhas e aí se alimentam delas. Deixam ovos e multiplicam-se rapidamente (muito mesmo!).

O maior predador natural dos pulgões é a joaninha, aquele bicho lindo que come todos os pulgões. O problema é que as joaninhas normalmente não são amigas de varandas, preferem as hortas maiores e mais baixas. A verdade é que as pragas são mais difíceis de controlar numa varanda, pois o ecossistema não tem o seu equilibro natural e acabamos por ficar com bichos nocivos e nada dos agradáveis, como as joaninhas. Para quem não tem a sorte de ter joaninhas, temos que ser nós a arranjar uma solução.

Se quiserem saber ainda mais sobre estes insectos podem espreitar aqui e ficam a saber tudo!

Receita para acabar com os pulgões

Existem várias receitas diferentes, umas levam tabaco, outras levam alho, mas esta é a mais simples que achei e funciona apenas com coisa que temos em casa. Testei imensas receitas de insecticidas naturais, mas ainda não tinha encontrado nenhuma que fosse realmente eficaz ou que não levasse ingredientes de difícil acesso numa cidade. Agora encontrei!

Atenção que nenhuma receita vai durar para sempre, ou seja, esses pulgões vão morrer, mas o mais provável é que passado um tempo outros voltem para as plantas. A única forma é ter sempre um borrifador com esta mistura e ir aplicando sempre que necessário. Agora, ao lado do regador já tenho este borrifador, é já um acessório da horta.

Ingredientes:

  • 1 Colher Chá de detergente da loiça (Fairy ou outro qualquer)
  • 1 Colher Chá de óleo alimentar (aquele da cozinha mesmo)
  • 1 Colher de Sopa Chá de Bicarbonato de Sódio (comecem por testar com menor quantidade, se não resultar usem uma de sopa (é o que eu uso)
  • Água

Num pulverizador pequeno (normalmente são de 600 ou 700 ml) juntar todos os ingredientes excepto o bicarbonato (dica de um leitor que indicou que o bicarbonato só deve ser adicionado depois de tudo o resto misturado) e encher com água deixando um espaço livre para conseguir misturar melhor.  Depois de tudo misturado, juntar o bicarbonato e voltar a misturar tudo muito bem e aplicar nas folhas afetadas.

Tentem não pulverizar diretamente os frutos, pois normalmente os pulgões estão nas folhas e não nos frutos. Se por algum motivo acabarem por encher os pimentos ou os morangos com esta mistura é só lavar bem antes de comer.

Testem em um ou duas folhas primeiro e se a vossa planta reagir bem, aí então, podem avançar para o resto da planta. Lembrem-se que as plantas não são todas iguais e podem nem sempre reagir bem.

Repitam o processo de 3 em 3 dias até os pulgões desaparecem. Lembrem-se que passado um tempo eles podem voltar, é normal! Isto é um inseticida, não é uma vacina. É só voltarem a aplicar o processo (ou apanharem joaninhas).

Os pulgões também gostam de alfaces, mas como elas são colhidas rapidamente (se usarem alfaces de folha lisa) acabam por não as conseguir prejudicar em demasia. Se virem que a quantidade já está exagerada, podem também aplicar esta mistura nas alfaces. Eu normalmente deixo estar e depois tiro das folhas quando as colho.

Espero que resulte para vocês como resultou comigo!

Nota: Apliquem sempre pouca quantidade e vão aumentando consoante os resultados. As folhas não necessitam de estar encharcadas. Também, tal como não se devem regar as plantas ao sol, também esta solução não deve ser aplicada sob o sol forte, porque água juntamente com sol quente faz as plantas cozinharem!

Nota 2: Dois dos nossos simpáticos leitores deixaram feedback a indicar que os pulgões desaparecem, mas as frutas e folhas ficaram queimadas. Eu não tive essa experiência, mas vou tentar ajudar!

Devem ler as notas acima e não aplicar demasiada quantidade nem aplicar na hora de muito calor (pois qualquer líquido nas folhas quando estas estão muito quente podem queimar). Devem também tentar evitar colocar nos frutos, até porque os pulgões estão normalmente na verso na folha. Deixo-vos ainda outra receita que conhecidos meus utilizam e tem bons resultados, no entanto eu nunca testei porque uso esta que indiquei.

Não se esqueçam… colocar pouca quantidade na planta, testar primeiro em algumas folhas 🙂 Para os pulgões um bocado pequeno é suficiente, principalmente se acertarmos no local certo!

Se tiverem alguma dúvida, é só deixar um comentário!

Nova receita – Mais suave, ideal para plantas mais sensíveis –> Aqui

–> Sigam a Estufa no Snapchat para mais novidades — @estufadevidro

102 Comments

  1. Da próxima vez que eles atacarem experimento! Bem melhor do que insecticidas cheios de químicos 🙂

  2. boa dica, por acaso já tinhamos experimentado apenas com agua e detergente, mas essa mistura ainda não, amanhã vou experimentar. 🙂
    obrigada

    • Também já tinha experimentado com água e detergente, mas no meu caso não resultou muito bem. Espero que esta resulte consigo 🙂

  3. Parabéns pelo site! Estou encantada! Vou começar a minha horta ainda nessa semana. Uma dúvida: Pode ser qualquer detergente? Pq, eu desconheço esse que vc citou. Abçs

    • Obrigada 😉 Espero que seja útil na sua nova horta!
      Pode ser qualquer detergente que seja para lavar a loiça, daqueles líquidos. É só escolher aqueles mais simples e básicos.

  4. Acabei de preparar e vou testar amanhã! Já tinha tentado só com detergente, o que também não tinha funcionado na minha trepadeira. Judiação ver aquele tanto de pulgão dominando nos brotinhos novinhos!
    A partir de amanhã já experimento. Obrigada pela dica!

    • Olá Carol!
      Espero que resulte bem e que esse pulgões desapareçam 🙂 Se estiverem teimosos reaplique a mistura de 2 em 2 dias ou de 3 em 3!
      Obrigada!

  5. Obrigado! Gostei das informações, são objetivas…
    abraços

  6. Joaquim da Silva correia

    Fevereiro 4, 2015 at 13:06

    Gostei de ter descoberto este link e até o adicionei. Já conhecia a receita mas um pouco diferente mas eficaz, ou seja. Li algures por aí e era assim. Uma colher de sopa de óleo de fritar, uma de detergente da louça e uma colher de álcool e como referi tem dado resultado, agora vou experimentar com o bicarbonato de sodio porque acho o álcool um pouco agressivo.

    • Obrigada! Existem muitas variações desta receita, já tinha experimentado outras diferentes, mas com álcool nunca tinha testado.

  7. obrigado pelas informacoes vou tentar pois, ate o meu pequeno pe de uva esta cheio

  8. Estou sofrendo com minha horta de 9 metros por 2 metros. tenho batata doce, couve, couve-flor, rúcula, tomate , salsinha, quiabo, jiló, mamão, pimenta. de todos, só não deu pulgão na rúcula. já tentei com óleo de nem, detergente e alho com pimenta. agora vou tentar sua receita. espero que dê certo. obrigado.

    • Mesmo com óleo de nem não foi lá? :s Parecem ser resistentes esses!!! Tente limpar (à mão mesmo) todos os dias, isso vai diminuir a quantidade e a receita será mais eficaz. Boa sorte!

  9. Priscila Moraes

    Março 30, 2015 at 15:52

    olá!!! tem problemas colocar na Hortelã? minha hortelã está sendo atacada e como ela é minha primeira plantinha, eu nao tenho experiencia em como cuidar.
    Ah..ontem plantei tomates! os coloquei em um balde velho, fiz furinhos em baixo, coloquei um prato com areia em baixo do balde. Estamos esperando e estou pegando suas dicas de como cuidar! Obrigada por compartilhar!

    • Olá! Pode colocar na hortelã, mas como vai “comer” as folhas tente não colocar muito e lave bem as folhas antes de comer. Sendo a hortelã uma planta pequena, pode tentar tirar à mão ou com um jato de água, também vai ajudar 🙂
      A ideia do balde é ótima! Boa sorte com as plantações! Em tudo o que eu puder ajudar, estarei por aqui!

  10. Tenho um quintal com um pé de acerola que vem sofrendo com esses pulgões brancos, eles ficam no verso da folha e estou percebendo que algumas folhas estão ficando escurecidas e murchas, dando a impressão que estão realmente morrendo, além de que outras muitas folhas estão aparecendo pigmentação na parte superior. Já havia lavado todo o pé de acerola com agua, folha por folha, um desperdício imenso de agua e infelizmente, uma solução apenas paliativa. Vou testar a receita e espero que funcione também com minha “fonte de vitamina C”…

    • Os pulgões são bem chatos de eliminar, mas com paciência chegamos lá! A água ajuda quando são muitos mesmo, conseguimos retirar a maior parte e fica mais fácil o tratamento fazer efeito!
      Boa sorte!

  11. Acabei de fazer e colocar na minha planta! Só fiquei com uma dúvida, eu devo esborrifar a solução inteira ou só parte dela?
    A minha planta está em um vaso médio, eu esborrifei 1/3 da solução. Esta correto?
    Obrigada!!

  12. Para pulgões já usei várias formulas sem solução. Acabei de preparar esta que vc indicou e vou aplicar amanhã, espero por um bom resultado. Obrigado pela dica.

  13. vou tentar hj mesmo ,minhas episcias estao cheias dessa praga

  14. Sandra Meyre

    Maio 8, 2015 at 01:04

    Muito obrigada pela dica natural, fiz a receita e estou com uma duvida. Tem hora certa para aplicar ou pode ser qq hora mesmo?

    • Olá Sandra!

      As melhores horas são perto do final do dia, quando o sol já não bate, mas antes que seja de noite, para que tenha tempo de secar.
      Boa sorte!

  15. Uma pequena pergunta, visto está receita levar bicarbonato de sódio, está solução não queima as folhas? Podemos comer sem problemas o manjericão, hortelã?
    Obrigada

    • Olá Sandra!
      O bicabornato de sódio, fica bastante diluído, por isso não prejudica as folhas. No entanto,devemos sempre lavar muito bem antes de usar, independentemente da solução que usarmos.

      Obrigada!

  16. gostaria de orientação quanto ao que apareceu no meu tomateiro, é possivel ? Gostaria de mandar uma foto, como fazer ?

    • Olá Sebastião!

      Pode usar a página do Facebook para colocar a foto 🙂 Tem o link no lado direito do site. Obrigada 🙂

  17. fiz a solução e borrifei nas minhas plantas o resultado foi extremamente triste todas as plantas murcharam, elas parecem ter cozinhado, a salvia está preta, o tomate sumiu e todos os vasos de pimenta estão completamente murchas…estou desolada…os pulgões sumiram mas minhas plabtas também 🙁

    • Olá Fabiele!
      Isso é muito estranho!!! Como fez? Será que aplicou demasiada quantidade ou aplicou debaixo do sol quente? Eu utilizo esta receita há imenso tempo e nunca tive problemas. Se puder partilhar exatamente como fez a mistura e a aplicação era ótimo!

  18. Takeya Claudim

    Maio 27, 2015 at 11:13

    muito obrigado pela dica. Posso usar em pepineiros tbem?

    • Olá! Obrigada pelo comentário 🙂 Sim, também pode ser usado em pepineiros, tentar evitar o fruto sempre que possível!

  19. tenho um pinheiro lindo mais estou triste porque ele ta cheio de pulgao o que devo fazer

    • Olá Kerllem!

      Não tenho experiência com pinheiros, de forma que receio não poder ser de grande ajuda…

    • Também tenho Pinheiro em meu jardim cujo também esta com alguma praga. Acredito não ser pulgão mas vou tentar usar essa receita.

  20. Boa tarde,antes de mais parabens pelo magnifico blog.Tenho uma dúvida,os pulgões tb podem ser brancos?é que apareceram umas “pepitas” brancas nas folhas dos meus pimentos e penso que sejam os ditos cujos.Catei-os à mao.Agradeço feedback Cumprimentos Bruno Costa

    • Olá Bruno!
      Sim, os pulgões também podem ser brancos! E também assim um verde clarinho.
      Os pimenteiros são plantas bastante suscetivas aos pulgões, portanto é bem provável que seja. Catá-los à mão é uma excelente ideia, mas desde de que se tenha paciência, pois eles vão voltar a surgir 🙂
      Boa sorte!

  21. Boa tarde, fiz a aplicação desta mistura nos meus morangueiros e o resultado que tive foi 0% piollhos, mas folhas e frutos completamente queimados. Passou uma semana desde a última aplicação e a planta está bem mas as folhas e os frutos que ficaram queimados não conseguiram recuperar. Ontem verifiquei num novo vaso piolhos e fiz a aplicação no final do dia. Hoje fui ver e o resultado foi o mesmo, folhas queimadas os frutos não ficaram queimados porque não deitei.. Hoje preparei a mesma solução mas medi tudo com colheres medidoras e coloquei o preparado em 700 ml de água e vou fazer a adição no final do dia. Assim que tenha resultados digo.

    Penso que não seja um problema da receita mas talvez na medição dos componentes da mistura (detergente, bicarbonato de sódio, etc)

    • Olá Letícia!

      Lamento que isso tenha acontecido 🙁 Eu não tive esses resultados… mas nunca aplico nos frutos, apenas nas folhas, mas mesmo estas não ficaram queimadas… Será que terá a ver com o estado da planta? Também apliquei em morangueiros e não aconteceu… Não está a aplicar na hora do calor forte, pois não? De qualquer das formas vou esperar notícias suas desta nova tentativa!
      Entretanto, e como não custa nada, vou alterar o post e chamar a atenção para esse facto! 🙂 Muito obrigada pelo feedback!

  22. Boa tarde, gostaria de saber como funciona esse processo… é que eu vou fazer uma apresentação sobre mini hortas e queria citar esse inseticida (se vocês permitirem, é claro), mas preciso explicar minuciosamente o funcionamento desse. Por gentileza, se me responderem ficaria muito grata… amo esse blog ;*

    • Olá Naielly!
      Esta receita é usada por muitas pessoas e está em muito lado da internet 🙂 Acho que não é de ninguém, e não é nossa com certeza 😉 Não sei explicar exatamente como ele funciona, pois é fruto do “passa palavra”… Há quem faça receita de água só com óleo alimentar, outros só com sabão, outros só com bicarbonato… e há quem junte tudo 😉

  23. Vou tentar a sua receita em uma muda de açaí. Queria saber se chorume de minhoca também e eficiente para combater essas pragas.

    • Olá Alexandre!

      Pelo que sei, o chorume de minhoca é excelente, mas é utilizado como fertilizante e não como forma de combate a pragas. Mas… lá porque eu não conheço essa utilização, não quer dizer que não exista 😉

  24. Luiz Guilherme de Freitas

    Agosto 12, 2015 at 18:04

    Com toda certeza lhes digo que sua planta nao ira cozinhar se regada durante o Sol. A planta possui estruturas chamadas estomatos, que se abrem e se fecham de acordo com a necessidade da planta de transpirar, ou seja, se vc costuma regar plantas no comeco do dia ou no final da tarde, vc nao estara aproveitando a agua usada, pois a agua eh somente absorvida pela planta quando ela esta transpirando.
    Mas muito boa a alternativa de controle de pulgoes, irei testa-la e contar sobre minha experiencia.
    Att.

    • Olá Luiz,

      Obrigada pelo seu comentário!
      Segundo sei, os estômatos estão localizados principalmente nas folhas das plantas, mas o problema de regar a planta sob sol direto que refiro prende-se com as raízes e não com as folhas em si. A água é um bom condutor térmico e ao molharmos a terra sob sol forte direto, iremos aquece-la bastante e como resultado podemos danificar as raízes.

      Relativamente à recomendação de não aplicar a mistura sob sol forte nas folhas, não tem tanto a ver com a água, mas com o detergente que a receita contém. O detergente se exposto a sol direto pode queimar as folhas, ainda que elas consigam respirar através dos estômatos.

      Esta informação que dou é baseada na minha experiência e em pesquisas, mas não sou, de forma alguma, uma especialista em botânica, portanto todos os conselhos serão bem vindos 🙂

      Obrigada,

  25. Olá… vou testar essa receita… Pedi para um morador da minha cidade que é dessas geração que aprovou o plantio sem agrotóxico ou qualquer coisa do genero e ele me recomentou picar muito bem várias folhas de arruda e misturar com água e borrifar…. Vou tentar a dele e também a de vocês….Obrigado pela dica….

    • Olá Carlos!

      Também já ouvi falar muito bem dessa receita com arruda e se funcionar, é melhor ainda, pois não leva nada que não seja natural 🙂
      Boa sorte!

  26. Boas eu tenho uma pequena horta na varanda e reparei que as folhas dos meus broculos estão comidas gostava de saber se a receita que indica na página inicial da para colocar nos broculos? Obrigado

    • Olá Pedro!

      Os pulgões normalmente não comem as folhas, pelo menos de forma facilmente visível. Não será lagarta? Se for, esta receita não é a ideal. Eu nunca tive lagartas, mas há quem coloque um prato com cerveja ao nível da terra, ou então cascas de ovo partidas ao redor da planta.

      Obrigada!

  27. Eu apliquei a tal mistura num vaso de planta de palmeira, e obtive como resultado
    as folhas queimadas! Não recomendo! Fiquei arrependido de fazer uso dessa mistura, o resultado foi “desastrozo”!

    • Olá Sandro!
      Lamento que tenha corrido mal 🙁 Nunca testei esta mistura em palmeira, portanto não conheço os resultados.
      Nunca me aconteceu folhas queimadas e sei de muitas pessoas que utilizam a mistura regularmente, mas também já algumas pessoas indicaram que obtiveram esse resultado, folhas queimadas. Talvez reduzir as concentrações?

  28. MARIA DAS GRAÇAS MOTA

    Setembro 10, 2015 at 19:53

    Olá,
    Tenho uns pezinhos de rosa menina, eu posso colocar a mistura???

    • Olá!

      Nunca experimentei a receita em rosa menina e pelo que pesquisei, não encontrei ninguém que o tivesse feito… Por esse motivo não posso recomendar, pois não sei quais serão os resultados.
      Caso queira mesmo experimentar, tente fazê-lo apenas numa pequena parte da flor, para não correr riscos.

      Obrigada,

  29. Tentei duas vezes e não funcionou, é uns piolhinhos que estão na cebola e na bergamoteira…é a mesma coisa que pulgão? se morrem , eles caem ou ainda ficam grudados?

    • Olá Marisete!

      Os pulgões normalmente ficam colados, mas mortos. Pode-se tirar depois com um pouco de água.
      Os pulgões são aqueles bichinhos que vê na imagem, não sei se será igual ao que tem nas suas plantas 🙂

  30. Ola, tenho um pe de Mamao que esta crescendo ainda e teve ferrugem nas folhas. Borrifei cal virgem e sulfato de cobre e ele melhorou. Agora ja matei 4 lagartas verdes. Gostaria de saber como elimina-las. Super obrigada.

    Edina

    • Olá Edina!

      Nunca tive lagartas, pelo que não posso ajudar muito 🙁 No entanto, fiz uma pesquisa e encontrei um site que tem 3 soluções. Veja aqui se alguma delas parece OK 🙂

  31. Detergente de loiça e de louça é o mesmo?

  32. tenho alguns pés de citros, terá efeito contra ferrugem?

  33. Usei a receita em meus pes de morangos, pes que com muito sacrificiu consegui obter através de sementes.
    Apliquei já a noite, É logo pela manhã fui ver e buummm estavam todos morrendo ????.
    Todos que eu digo são os pés de morango!!! ???????? estão todos com as folhinhas queimadas.
    Desanimei!

    • Olá Altair,

      Lamento ouvir isso 🙁 Será que ainda eram muito jovens? Quando for assim, teste sempre em uma ou duas folhas primeiro, para ter a certeza de que as plantas respondem bem 🙁 Futuramente, pode também começar com esta receita que é mais fraca.
      Não vale desanimar, horta é mesmo assim, nem sempre corre bem… Espero que os seus morangueiros consigam resistir!

      Boa sorte!

  34. Tenho uma eugenia brasiliensis (vulgo jambo) que trouxe de Trancoso (BA) e não é que estes pragas de pulgões (brancos) resolveram atacar as folhinhas mais novas?! ADOREI a mistura de detergente, óleo e água – não tenho bicarbonato em casa e não dá para sair para comprar – vou preparar agora mesmo e, outro dia, volto para contar o que aconteceu! Amo minhas plantas de paixão e não vou deixar esse praga de pulgão acabar com elas!!! Muito obrigada pela orientação! 🙂

    • Olá Selena!
      Lembre-se de testar em apenas uma ou duas folhas primeiro, porque nunca usei em jambo! Boa sorte! 😉

  35. Fiz a receita, e foi ótimo, achei que fosse perder meu pé de magericão, já estava to infestado por pulgões, hoje ele está renovado, muito obrigado

    • Olá Flávia!
      Ainda bem que correu tudo bem 😉 Agora é mantê-lo debaixo de olho, porque os pulgões podem voltar a aparecer! Boas colheitas 😉

  36. Verônica Veloso

    Setembro 29, 2015 at 22:59

    Para pulgões e outras pragas, 1 colher de sopa de água sanitária com 1 litro de água, borrifar nas plantas(toda ela), pela manhã ou no fim da tarde, qdo o sol já está bem fraco…mesmo que não tenham sido infestadas, 1 a 2 vezes na semana, essa receita é super eficaz, acaba e previne contra as pragas…Comprei algumas mudas de um senhor, pequeno agricultor, que aprendeu num desses cursos da Embrapa, se não me engane…Cuidado com o sol, essa mistura pode queimar suas plantas…Não se preocupe com o cheiro da mistura pronta, até os narizes mais sensíveis, o suportam…Uma boa lavada na hora do consumo e pronto…nem cheiro, nem sabor…não é nocivo a saúde. Pode ser usado em hortaliças, frutíferas…Já testei e é uma boa opção…

  37. CLAYTON AGUIAR

    Outubro 22, 2015 at 03:13

    OK AS DICAS SÃO MUITO OBJETIVAS E SIMPLES OBRIGADO

  38. Aqui em casa até tem bastante joaninhas, mas as coitadas não aguentam a quantidade de pulgão que surgiu na jabuticabeira, na acerola e na cerejeira. Vou usar essa receita e tentar controlar essa infestação. Obrigada.

    • Olá Ana Luísa!

      Lembre-se apenas de testar primeiro numa zona pequena, isto porque nunca testei nessas plantas. Teste apenas em poucas folhas e espere 2 dias pelo resultado!

      Boa sorte!

  39. Gostei da receita vou fazer p passar na minha horta, o que é bom tbm é boldo com agua p borrifar nas plantas,

    • Olá Jaqueline, obrigada pela dica!
      Lembre-se de testar sempre primeiro em algumas folhas, para ver como reagem, sim?

      Obrigada e boa sorte!

  40. A receita é muito boa, os pulgões morreram todos! Juntamente com as plantas… Estou há semanas a tentar recuperá-la mas praticamente já não existe!

    • Olá!

      Em que plantas aplicou? Convém sempre testar em algumas folhas primeiro, pois o sucesso vai depender muito das condições da plantas… Espero que consiga recuperar as suas plantas!

  41. Aparecida de Fatima Almeida Campos Tobias

    Outubro 27, 2015 at 16:47

    Esta quantidade de bicarbonato, detergente e oleo epara que tanto de agua?

  42. Hoje fiz a primeira aplicação da formula indicada neste site . Eu tenho várias formulas prontas, porém descuidei uma semana que viajei, foi o suficiente para os pulgões alastrarem e acabarem com 10 de 12 pés de couves, quando tentei retomar o tratamento foi insuficiente. Plantei novos pés e estou cuidando do que restou, até mesmo como experiência. Agora estou respeitando os dias de jogar estas formulas rigorosamente. Segunda, quinta e sábado. Vamos ver o resultado..Gostei, desta formula, pois espumou um pouco mostrando uma reação, espero que incomode bastante os pulgões. A outro detalhe a única couve que plantei no meio das salsinhas foi uma das duas que resistiu ao ataque ilesa…Provando a eficiência da associação de plantio como modo preventivo a infestação de pragas. Desde de já agradeço a partilha de conhecimento. Luciano ( Educador Ambiental).

    • Olá Luciano, muito obrigada pela partilha 😉
      Sim, eu ainda acho que a melhor forma de prevenirmos pragas é mesmo recorrer à consorciação de culturas! Apenas quando não é possível, recorro a soluções externas 😉 Boa sorte!

      • Somente para retorno, aqui em casa deu certo! Sumiram todos os pulgões com a formula aplicada durante uma semana nas couves. Já indiquei a formula para vizinhança. Mais uma vez obrigado pela partilha.

      • Obrigada Luciano, ainda bem que correu tudo bem 😉

  43. olá boa tarde, estou com um pezinho de limão cravo, ainda pequeno cerca de 1 metro, e esta com pulgões, e também tem folhas comidas por formigas, e muitas manchas brancas nas folhas, você teria alguma recomendação? obrigado.

    • Outra coisa, eu vi uma joaninha no pe de limão, um ótimo sinal, visto que ela come os pulgões, essa receita fará mal a ela?

    • Olá João!
      Lamento, mas não tenho experiência com árvores 🙁 Não posso dar conselhos neste caso, mas recomenda o grupo do Facebook chamado “Horta em Casa”, pois existem lá muitas pessoas com árvores que talvez possam ajudar! Boa sorte!

  44. Oiiii…. Há 5 anos tenho um espaço em casa pra plantar… Plantava ervas (manjericão alecrim hortelã arruda etc)… Meu manjericão sempre teve uma coisa branca que se alastrava, depois foi o alecrim… Quando começavam a nascer já apareciam essas coisas. Podava sempre que necessário, replantava quando achava necessário, plantava coisas novas, mudava de lugar.
    Eu nunca fui atrás pra saber o que era, até uns 15 dias atras.
    Reformei meu espaço, e comecei a plantar girassol, flores bonitas, alegrar a casa…
    E percebi que havia essas coisas brancas sempre no caule e embaixo das flores… Os girassóis morreram, alguns quebraram o caule, enfim vou replantar tudo de novo…
    Vi que eram como se fossem carrapatos brancos tinham Patinhas e tudo…(Não gostei do que eu vi)…
    Eu queria saber se esses bichos ficam na terra!? Ou de onde vem!? Queria matar mesmo eles e não espantar!
    Vou bater a terra e colocar terra preta humada… Mas esses bichos vem da onde!?
    Queria saber o que eu faço… Facil, simples….
    Valeuuuuu
    Flor pra todos!

    • Olá Michelle,
      Infelizmente não há forma de eliminar permanentemente os pulgões, eles voltam sempre a aparecer. Segundo o que percebi tem mesmo terreno não é? Os pulgões ficam na terra, mesmo sem plantas, portanto voltam sempre a surgir.
      O truque é apenas tentar manter as plantas o mais saudáveis possível, para resistirem melhor ao pulgão, e ir retirando a praga.
      Boa sorte!

  45. Eu fiz essa mistura ai… Vamos ver… Mas não adiantará de nada pois jah todos morreram, mas queria saber se tem algo que posso colocar na terra pra eles não virem mais ou qualquer coisa desse tipo… Não entendia nada de plantar sempre achei que era só fazer um Buraquinho e por as sementes… Sempre nasceram… Não sabia que tinha fungos bactéria ácaro sei lá mais o que….
    Se puder estarei ansiosa esperando resposta…

  46. Assunta Lisieux

    Fevereiro 3, 2016 at 15:18

    Ola, vou aplicar no meu pe de café q esta infestado, espero q de certo, obrigada pelas dicas

  47. Olá. Estou com pulgões na minha planta “comigo ninguém pode” há 1 ano. Já usei todas as formulas existentes e até um veneno super tóxico mas não consegui me livrar deles . Soube que eles ficam na terra. Estou pensando em jogar a planta fora!!! Tem mais alguma dica?

  48. Fiz a receita com forme está no site, minhas planta morreram as folhas até com o vento caem. Socorro!!!

    • Olá Jéssica!

      Lamento 🙁 Testou em algumas folhas primeiro? Como referimos, é sempre importante testar primeiro, seja qual for a solução aplicada, pois nem todas as plantas reagem da mesma forma.

  49. Bom dia, apenas como um cometário, o óleo e o detergente são utilizados como fixadores, então adicionamos a água necessária, colocamos o detergente depois o óleo e misturamos, por ultimo o bicarbonato. Devemos notar que se adicionarmos adicionarmos o óleo sobre o bicarbonato ocorre formação de graxa (Muitas graxas são feitas assim: bicarbonato e óleo) o que poderia estar queimando a planta. Não estou afirmando que este seja o problema, apenas compartilhando conhecimento. (desculpe pelo português ….Brasil).

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑