Estufa

de Vidro

5 Dicas para ter uma horta na cozinha

horta na cozinha

(imagem daqui)

Para quem não tem varanda ter uma horta na cozinha é a melhor opção. Com as ervas aromáticas mesmo ali ao pé é fácil conseguir pratos aromatizados e cheios de sabor. Além disso, assim que entram na cozinha sentem logo o cheiro delicado das ervas e até ficam logo com mais vontade de cozinhar!
Se não podem ter uma horta na varanda, vejam estas 5 dicas para ter uma horta na cozinha!

Horta na cozinha – As 5 Dicas

Ter uma horta na cozinha requer algum planeamento e algum cuidado nas plantas escolhidas, afinal, ter tomateiros dentro de casa não é propriamente prático! Reuni 5 truques que vos vão ajudar a pôr mãos à obra e a começarem a vossa horta na cozinha!

1. A escolha do local

É talvez a dica mais importante. Não importam as bons intenções, os vasos e as plantas que escolhem se o local for inadequado. Podem ter uma horta na cozinha, mas vão precisar de um local com, pelo menos, 5 horas de luz solar e com alguma circulação de ar (pode ser uma janela aberta de vez em quando).
Se a vossa cozinha não dispõe destas condições, dificilmente conseguirão manter as plantas saudáveis.

2. Os vasos perfeitos

Existem vários tipos de vasos, desde os de plástico comuns até às floreiras de madeira que acrescentam um toque vintage à cozinha. Se não necessitarem de mover os vasos de local durante o dia, eu recomendo as floreiras, pois poupam espaço e conferem um aspeto mais limpo e arrumado.
Já aqui falei dos sistemas Minigarden que adoro! Existem em vários formatos diferentes e são todos muito práticos, mesmo para terem dentro de casa.

3. Que plantas escolher

Tudo depende dos espaço que tiver disponível, mas na maior parte dos casos devemos optar por plantas de pequeno porte, como as ervas aromáticas. Tomateiros e pimenteiros podem parecer uma boa ideia, mas convém ter em mente que são plantas de médio porte e que necessitam de uma quantidade de luz que normalmente não está disponível dentro de casa.
Para termos sucesso com a horta na cozinha, o melhor é escolher as ervas aromáticas que mais gostamos e deixar as plantas grandes para outra altura. Agora, ter uma horta na cozinha não significa que apenas podemos ter ervas! As alfaces são um ótimo complemento às nossas refeições e dão-se muito bem em casa, desde que tenham luz suficiente. Numa floreira média podem ter até dois ou três pés de alface e podem ir colhendo as folhas sempre que necessitarem.

Vejam aqui o meu Top 5 de ervas aromáticas para ter em casa e como plantar alface em casa.

4. As pragas e como as tratar

As pragas é algo que devem ter em mente quando pensam em ter plantas dentro de casa, pois na verdade ninguém quer ter visitas desagradáveis numa cozinha!
As ervas aromáticas estão menos sujeitas a pragas, principalmente se mantiverem as plantas saudáveis. Já as alfaces podem ter pulgões, mas também se eliminam facilmente. De notar que quanto mais saudáveis as plantas estiverem, menos sujeitas a pragas estarão!

5. Animais e plantas

Se têm animais em casa devem escolher bem as plantas que vão ter na vossa cozinha! Por exemplo, se tiverem gatos, ter catnip junto com outras ervas pode não ser a melhor das ideias, pois eles vão passar o dia a roçar-se nas ervas! Também devem pesquisar sobre as plantas que pretendem e verificar se estas são tóxicas ou não.
Dependendo dos animais, podem todos viver em harmonia ou depararem-se constantemente com a destruição da vossa horta, mas nada que alguma paciência não possa ajudar a resolver!

5 Comments

  1. Parabéns pelo blog! Boas dicas…

  2. Vou plantar uma sequóia

  3. Tenho um local que recebe luz solar, porém de maneira indireta durante todo o dia. Acha que pode dar certo cultivar a horta? Teria como eu lhe enviar uma foto?

    • Olá Neto!
      Depende muito das plantas… Normalmente todas vão precisar de sol direto, pelo menos durante uma parte do dia, principalmente se forem plantas de fruto, como o tomate ou o pimento. Talvez consiga alfaces ou algumas ervas aromáticas. É uma questão de experimentar 😉 Boa sorte!

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑