Estufa

de Vidro

3 Adubos Naturais que podem fazer em casa

1406047947_thumb.jpeg
Se há vantagens em ter uma horta em casa (e há muitas!) uma delas é o facto de poder utilizar adubos naturais. Alimentos sem adição de químicos são mais saudáveis e muito mais saborosos. Podem não crescer tanto, podem não ser tão bonitos, mas são bons, são naturais e são nossos!

Existem vários adubos naturais que se podem fazer em casa, mas vou partilhar convosco os 3 que se usam nesta varanda.

Adubos naturais com alimentos

Adubos não são mais do que suplementos alimentares para as plantas. Fornecem-lhes os nutrientes necessários para que estas possam crescer de forma saudável e ter reservas para desenvolver bons frutos.
Nem todas as plantas têm as mesmas necessidades, portanto antes de aplicar qualquer adubo, natural ou não, devemo-nos informar sobre o adubo indicado para cada tipo de planta.
Estes adubos naturais que partilho hoje são muito versáteis e são dos mais utilizados.

1. Rega com leite

Esta técnica é especialmente útil para os tomateiros, pois ajuda a combater o míldio tão comum nestas plantas. Basta misturar leite e água na proporção de 3 copos de leite para 7 copos de água e efetuar a rega normalmente.
Como forma de prevenção deve-se regar ocasionalmente quando as plantas ainda são jovens, podendo começar no momento em que são mudas. Normalmente rego de 2 em 2 semanas com este preparado.
Quando o míldio já atacou, rego de 3 em 3 dias durante 3 semanas. Há quem borrife as folhas já atacadas, mas sinceramente eu nunca testei, pois os tomateiros não gostam de água nas folhas. Quando já estão muito atacadas retiro as folhas e faço a rega apenas na terra.
Caso deixem leite azedar não o deitem fora! Aproveitem para fazer esta mistura e regar as plantas, elas agradecem!

Se ainda não se aventuraram a plantar tomateiros vejam isto: Como plantar tomate em vasos

2. Cascas de ovo

Dentro dos adubos naturais o de cascas de ovo é muito simples de fazer e traz grandes benefícios às plantas. Ricas em cálcio e potássio estas cascas vão ajudar a planta a desenvolver-se. Uma das plantas que beneficia bastante deste adubo são os pimenteiros. Neste caso deve colocar na terra logo quando se planta a muda.
Como se faz? Muito simples!

  • Lavar as cascas de ovo
  • Triturá-las com a ajuda de um pilão ou rôbo de cozinha. Devem ficar bem trituradas
  • Aplicar na terra em volta da planta

Se possível, deve-se misturar na terra quando se planta. Se já tiverem a planta no vaso podem aplicar na mesma e tentar misturar o melhor possível sem incomodar as raízes.

3. Borras de café

As borras de café são ricas em azoto, potássio e fósforo, mas, como qualquer adubo natural ou não, não devem ser aplicadas em demasia.
Existem várias formas de utilizar as borras, até se podem colocar na compostagem, mas a forma mais simples de utilizar em casa é mesmo diluir em água.

  • 100 gramas de borra de café para 1 litro de água

Não se deve colocar diretamente as borras de café na terra, pois ao se decomporem vão roubar nutrientes necessários à planta. Quem, como eu, não tem espaço para efetuar a decompostagem, deve optar por diluir na água. Fica um fertilizante mais fraco, mas ainda assim muito benéfico.

Espero que tenham gostado e agora é só começar a experimentar!

27 Comments

  1. Obrigado pelas dicas sou iniciante e estou cultivando tomate em vaso na minha residência eu estava molhando toda as folhas. Rsrs

  2. Maria Helena da Silva.

    Agosto 31, 2015 at 23:06

    Já plantei tomates em vasos no meu apartamento e colhi muitos….regava com leite e água e deu muito certo, agora tenho novas mudas , espero colher muitos.!!!!

    • Olá!

      Também uso sempre o truque da rega com leite, os tomateiros parecem adorar!
      Boa sorte com a nova colheita!

  3. Leocadio Gomes da Silva

    Setembro 27, 2015 at 04:49

    Sou apaixonado por plantas de vasos, ou seja flores. Tenho diversas e é meu hobby cuidar, Adoro ver elas florescerem, mas para isso preciso aprender e aplicar adubos e fertilizantes. Os que compro, não tenho certeza se é bom ou nocivo. Gostaria de eu mesmo fazer compostos tanto sólidos como líquidos. favor me fornecer as receitas com medidas ou dosagens e como aplicar. Normalmente eu uso água de chuva para aguar as flores. não por economia e sim para evitar o cloro industrial, por outro lado me informaram que a água de chuva é acida. O que é o correto ? Lembro que resido em Curitiba e o clima aqui não um dos melhores para flores, mas apesar do frio não falta chuva. Se puder me ajudar mais, favor relacionar as flores que posso cultivar em vasos aqui. Solicito respostas em meu E-mail.
    Leocadio

    • Olá Leocadio!
      Infelizmente eu não sou uma expert nesse tipo de misturas 🙂 Apenas partilho o que vou testando e encontrando informações, tal como estas 3 receitas. Prometo que sempre que tiver novas receitas eu coloco aqui!

      Obrigada e boa sorte com as suas flores! 😉

  4. Que tipo de leite deve ser usado? Integral? Desnatado? Pode ser o de caixinha mesmo? =)

    • Olá!
      Eu uso o leite normal, meio gordo, daquele de pacote mesmo 🙂 Acho que não fará muita diferença, a ideia é usar aquele que já consumimos em casa.

      Boa sorte!

      • Fiz o teste do leite por alguns dias e… deu certo!!! A macieira que estava começando a esbranquiçar, voltou a ter a cor verdinha de sempre!

        Uma outra dica importante (e que ontem fiz pela primeira vez na hortinha) é pegar as cascas e restos de hortaliças da cozinha e bater no liquidificador com água. Acrescentei cascas de ovo também. Vamos ver o resultado.

        =)

      • Olá Danilo!

        Obrigada! Ficamos à espera de resultados dessa 2ª experiência!

  5. Essa do leite também serve para horta?

    • Olá Ana,

      Serve para onde quiser aplicar. Talvez não seja indicada para hortas muito grandes pelo custo de leite e pelo trabalho que possa dar, agora para espaços pequenos é ideal!

      Obrigada!

  6. Bom dia,gostei da ideia do leite.
    Pra ajudar os amigos do site
    Eu fiz um veneno natural para pulgões,que deu magníficamente certo nas
    Linhas colves.

    Bata no liquidificador uma barra pequena de sabão de côco em 500ml de água . Ferva 1 litro de água e jogue em um recipiente com 50g de fumo de rolo e espere esfriar.pronto agora use um galão de 5 L e misture tudo e adicione 1 L de álcool.no total de 5 L de veneno é ótimo e aí é só regar

  7. muito obrigado me ajudou muito pq minha familia é vegetariana 🙂

  8. plantei um tomateiro no pote de sorvete furado na base e com terra até o topo. Ele tem quase um metro de altura e está começando a dar o 1 tomate! Mas alguns dias quando chego em casa as folhas estão super murchas e fico com medo dele morrer. Coloco bastante agua e aos poucos ele vai voltando a vida. Isso ocorre mesmo eu regando todos os dias. O q estou fazendo de errado? Será que é pouca terra?
    Obrigada
    Juliana

    • OLá Juliana!

      Não sei o tamanho do pote de sorvete, mas parece-me que deverá ser muito pequeno 🙁 O tomateiro necessita de algum espaço e terra para conseguir alimentar todos os frutos. Recomendo mudar para uma vaso maior e colocar húmus de minhoca na terra para a adubar.

      • O humus de minhoca é a dita turva ou é algum composto específico? É que quando pergunto aqui nos armazéns de jardinagem e rações de animais etc, ficam a olhar para mim com cara de “que raio é que esta está a falar 😀 ” .

      • Que estranho, chama-se mesmo húmus de minhoca. Se pesquisar por imagens no google vai conseguir ver a embalagem. Está no Brasil ou em Portugal? Só se no Brasil existir outro nome para isto…

  9. E em relação ao usar detergente na mistura para os pulgões, não afecta as plantas o químico do detergente em si?

    • É uma quantidade muito pequena que fica bastante diluída, no entanto, como sempre, devemos lavar bem o fruto/folha antes de comer.

      • Sou de Pt mesmo, mais propriamente do Algarve. Vou ver se desencanto algum sítio menos ignorante 😀

      • Liliana, assim é mais fácil 🙂 em qualquer AKI ou Leroy Merlin arranja, é onde costumo comprar.

  10. Ernesto Guimarães

    Janeiro 31, 2016 at 14:30

    Como amigo da Natureza e amante de agricultura biológica, vou testar essas 3 dicas de adubos naturais e caseiros . Muito obrigado pela partilha.

  11. Olá, tenho dois pézinhos e tomates, ainda crescendo, queria saber quanto tempo pode demorar para dar tomatinhos.
    obrigada

  12. Olá
    eu já coloquei cascas de ovo secas e trituradas na terra das minhas plantas e mofou tudo, agora tenho medo de colocar qualquer coisa , até o café, como eu faço para evitar que isto ocorra?
    obrigada

    • Olá Bárbara,

      Isso depende de onde estão as plantas, ou seja, elas devem estar ao ar livre e bem ventiladas. Também pode ir mexendo a terra do vaso para ajudar.

Comments are closed.

© 2017 Estufa

Theme by Anders NorenUp ↑